Cotidiano

Cascavel tem acréscimo de 260% de alunos estrangeiros matriculados

Atualmente, 155 crianças estrangeiras de 15 nacionalidades frequentam as escolas e Cmeis

Cascavel – O número de estrangeiros que procuram Cascavel para morar e trabalhar tem aumentado nos últimos anos. Pelas ruas da cidade, é fácil identificar haitianos, argentinos, peruanos e paraguaios.

Mas o que vem chamado atenção é o número de crianças estrangeiras que frequentam as escolas e Cmeis (Centro Municipal de Educação Infantil). Hoje, 155 alunos de 15 nacionalidades estão matriculados nos centros e escolas municipais.

São crianças que vieram da Itália, Haiti, Paraguai, Colômbia, Reino Unido, Síria, Espanha, França, Argentina, Japão, Portugal, Estados Unidos, Equador e Peru. Se comparado 2015 com o ano passado, o aumento chegou a 260%, já que em 2014 eram apenas 43 crianças matriculadas.

Para a diretora da Escola Ana Neri, Guiomar Aparecida Valoti, localizada no Bairro XIV de Novembro, a adaptação dos alunos é rápida.

“Temos na nossa instituição alunos que vieram do Japão, Haiti e Portugal. Apesar da diferença de cultura e principalmente a língua portuguesa, as crianças têm se adaptado de forma rápida. Algumas em poucas semanas, outras levam no máximo um mês”, comenta.

A receptividade das crianças brasileiras também colabora com o processo de adaptação dos alunos, explica a diretora da Escola Dulce Andrade Cunha, do Bairro Jardim Clarito, Elisângela Cristina Zaniolo.

“Nossas crianças são muito receptivas com as estrangeiras, o que facilita no aprendizado na sala de aula e também a interatividade. Não temos professores bilíngues, mas todos se esforçam para ensinar da melhor forma possível. É com o passar do tempo que vemos os avanços e aprendizado”, frisa.

Ao todo, o Município conta com aproximadamente 27,6 mil alunos que frequentam 52 Cmeis e 61 escolas.

(Com informações de Eliane Alexandrino)