Cotidiano

Cascavel sedia I Congresso Internacional de Acolhimento Familiar

O Serviço Família Acolhedora é uma modalidade de acolhimento que constitui a Rede de acolhimento do Município de Cascavel. A inclusão no programa é uma medida de caráter excepcional voltado à proteção de crianças e adolescentes que tenham seus direitos ameaçados ou violados e que se faça necessário o afastamento temporário do convívio familiar de origem. O encaminhamento é realizado exclusivamente pela Vara da Infância e Juventude, possibilitando a inserção em Família Acolhedora até que a família de origem tenha condições de receber o dependente de volta ou até que a Equipe Técnica do Serviço realize encaminhamento para outra modalidade de abrigo de permanecia continuada.

Referência neste serviço, o município de Cascavel está sediando desde o início desta manhã (3), o I Congresso Internacional de Acolhimento Familiar, no auditório da Univel e se

estenderá até às 18 horas de amanhã (4). O congresso conta com a presença de diversas autoridades e especialistas na defesa dos direitos da infância e juventude. Promovido pelo Tribunal de Justiça do Paraná em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, o encontro promove o debate sobre diretrizes do programa Acolhimento Familiar, como a valorização da convivência na família e comunidade, situações de risco pessoal e social dos jovens, fortalecimento de vínculos, superação de dificuldades, entre outras.

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, ressaltou, na abertura do evento, a importância do trabalho do programa, que mantém incessante vigilância. “Quero reconhecer o trabalho de todos os envolvidos, que não se cansam na árdua missão de identificar as injustiças e garantir os direitos àqueles que são, muitas vezes, indefesos”, destacou.

Para o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Mário Elton Jorge, “esse congresso se trata do mais importante encontro no que se refere aos direitos da infância e juventude”.  Entre outros palestrantes do congresso, destaque para o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Sérgio Luiz Kukina, e o cascavelense Sergio Luiz Kreuz, juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Paraná.