Esportes

Cascavel sedia Campeonato Paranaense de Caratê 2018

Cascavel – A cidade escolhida como sede do Campeonato Paranaense de Caratê em 2018 – promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Social e Esportivo IVM – é Cascavel.

A notícia é vista com bastante otimismo por aqueles que estão envolvidos na competição que será realizada nos dias 14 e 15 de abril no ginásio do Colégio Marista em Cascavel.

“É um dos maiores eventos do Paraná e será muito importante para a cidade receber o campeonato que deve reunir cerca de 300 atletas do Estado”, comemora o professor de caratê da Academia Dojo e Centro Esportivo Marista, Volmir Maziero.

Outro evento de destaque para Cascavel é o curso técnico profissional de caratê, programado para o mês de setembro de 2018. O professor José Humberto, faixa preta no 7º grau foi convidado para ministrar o curso.

Conquista

O professor Volmir Maziero voltou de Curitiba com mérito de uma das mais importantes conquistas no caratê.

Ele passou por exame de grau e agora comemora o 4º grau na faixa preta nessa prática esportiva. Além dele, há apenas outros dois professores no Paraná com o mesmo nível.

“Ainda sonho em fazer o 5º grau no Japão e quem sabe um dia isso será possível”, planeja Maziero.

Nomeação

Além dessa conquista ele compartilha o fato de ser escolhido para fazer parte da banca examinadora de exames de grau no Estado e como diretor regional da Federação Tradicional Paranaense de Karatê-Do no Oeste do Paraná. O atual presidente é Antônio Eduardo Neto.

O professor Maziero esteve acompanhado em Curitiba do aluno João Carlos Chiocca Martelli, de 44 anos, que recebeu faixa preta no 1º grau.

Categorias do Campeonato

Kata individual – forma imaginária de luta

Kata equipe – forma imaginária de luta

Kumite individual – luta

Fukugo – alterna o Kata e o Kumite

Embo masculino – teatro marcial

Embo misto – teatro marcial

Kogo masculino e feminino – golpes avisados e luta na final

Kumite equipe – luta