Cotidiano

Cascavel se prepara para assumir a gestão plena na saúde

Tarefa confere ao Município autonomia para destinar as verbas da saúde, dando mais eficiência

Cascavel se prepara para assumir a gestão plena na saúde

“Os números mostram que fizemos nosso dever. Ampliamos os leitos de UTI e conseguimos aumentar o sistema para dar assistência aos doentes da covid-19. Mas o maior desafio ainda é a conscientização da população”, disse o secretário de Saúde de Cascavel, Thiago Stefanello, ao apresentar as ações realizadas em 2020, durante Escola de Governo na manhã desta sexta-feira (12) na prefeitura.

Segundo ele, o Município de Cascavel vem conseguindo passar pelo momento difícil da pandemia do novo coronavírus de maneira coerente, estipulando como pilares salvar o maior número de vidas, evitar colapso no SUS (Sistema Único de Saúde), manter o equilíbrio econômico e ainda informar moradores sobre a responsabilidade individual.

O secretário reforçou que Cascavel se prepara para iniciar o processo da Gestão Plena da Saúde. A cidade quer assumir a gestão dos contratos dos prestadores de saúde no SUS e, com isso, gerir de maneira integral os recursos enviados pelo governo federal, por meio do Estado. Isso inclui os internamentos hospitalares pagos pelo SUS.

A tarefa entregue ao secretário de Saúde de Cascavel não é simples, mas confere ao Município autonomia para destinar as verbas da saúde, dando mais eficiência, conforme as necessidades do cascavelense.

A Gestão Plena do Sistema Municipal de Saúde é preconizado pelo SUS e o Município passa a ter controle sobre a qualidade dos prestadores de serviço. O assunto foi promessa de campanha do prefeito Leonaldo Paranhos.

O secretário disse que já houve intimação da Secretaria Estadual de Saúde e que agora o Município depende da celeridade deles. Contudo, afirma que a ideia é fazer toda a discussão dentro de 2021.

Vidas

Após a apresentação de Thiago, o prefeito Paranhos falou e se emocionou ao lembrar das dificuldades frente à pandemia. Paranhos disse que o principal legado que a pandemia da covid-19 deixará é a solidariedade, que foi a maior arma para superação de uma doença tão grave, que levou à morte 284 moradores de Cascavel.

“Quando assumimos, em 2017, já sabíamos do desafio que era administrar a saúde, mas a pandemia não estava prevista. Tivemos que aumentar os investimentos. Fizemos um trabalho com muito amor, mas ainda não acabou, ainda temos que enfrentar o vírus, e eu quero agradecer a todos da equipe da saúde”, ressaltou o prefeito.

Também participaram outros gestores da saúde que integram a rede hospitalar de Cascavel.