Cotidiano

Cascavel se destaca novamente no ranking de saneamento básico do país

Os expressivos investimentos colocam a cidade dentre as 20 melhores nos indicadores de abastecimento e esgotamento sanitário

Cascavel se destaca novamente no ranking de saneamento básico do país

 

O estudo do Instituto Trata Brasil, divulgado neste dia 22 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água, aponta Cascavel na oitava posição dentre as 20 cidades mais bem posicionadas no ranking de saneamento do país. E, no Paraná, figura atrás apenas de São José dos Pinhais. Cascavel se destaca no cenário nacional pelos índices alcançados no sistema de abastecimento com água tratada e no sistema de coleta e tratamento do esgoto, graças aos esforços e investimentos feitos pela Sanepar ao longo dos anos. O documento divulgado leva em consideração os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), referentes ao ano de 2020. O estudo aponta ainda que dentre as 20 melhores cidades seis são do Paraná: São José dos Pinhais, Cascavel, Maringá, Ponta Grossa, Curitiba e Londrina.

E Cascavel tem muito a comemorar. Os investimentos não param. A Sanepar concluiu recentemente as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água e tem frentes de trabalho construindo mais um reservatório de água e expandindo as redes coletoras de esgoto, rumo à universalização do serviço de coleta e tratamento.

Muito mais que obras, a Sanepar mantém em Cascavel um corpo técnico e profissional capacitado, amplamente amparado e toda estrutura de tecnologia, planejamento, investimentos, pesquisa e inovação, disponível em Curitiba. Em 60 anos atuando em Cascavel, a Sanepar dotou a cidade com 1,748 milhão de metros de redes de distribuição, captações em quatro rios, 16 poços e uma nova e moderna estação de tratamento de água, que abastecem os mais de 131 mil domicílios urbanos. Outros 1,591 milhão de metros de redes coletam o esgoto dos imóveis e transportam para as quatro estações de tratamento distribuídas na cidade, garantindo tratamento a 100% do material coletado. A cobertura da rede de abastecimento chega a 100% do perímetro urbano da cidade e a rede de esgoto já está disponível para 98% dos moradores da cidade. Em breve, Cascavel será a primeira cidade do Paraná a alcançar 100% de atendimento com coleta e tratamento do esgoto.

Além de colocar Cascavel em destaque dentre as 100 principais cidades no ranking de saneamento do país, os indicadores geridos pela Sanepar têm ajudado o município a alcançar um dos melhores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil.

Assessoria