Saúde

Cascavel recebe primeiro lote da Pfizer para vacinar gestantes

O imunizante será distribuído de maneira uniforme entre as 42 unidades de saúde e precisa ser utilizado no prazo máximo de cinco dias

Vacina Oxford/AstraZeneca para imunizacao  em profissionais de saude do Hospital de Reabilitação do Paraná que tem leitos exclusivo de combate à Covid-19.  Curitiba, 27/01/2021. Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Vacina Oxford/AstraZeneca para imunizacao em profissionais de saude do Hospital de Reabilitação do Paraná que tem leitos exclusivo de combate à Covid-19. Curitiba, 27/01/2021. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Cascavel – Com a chegada da vacina norte-americana Pfizer, produzida em parceria com o laboratório alemão BioNTech, Cascavel ampliará a vacinação com a primeira dose para gestantes e puérperas com comorbidades, nesta quarta-feira (19).

O imunizante será distribuído de maneira uniforme entre as 42 unidades de saúde e precisa ser utilizado no prazo máximo de cinco dias.

A Secretaria de Saúde de Cascavel vai priorizar a aplicação da vacina americana, devido ao vencimento mais curto em relação à AstraZeneca.

Também será ampliada para hoje a primeira dose das pessoas com 45 anos ou mais do grupo comorbidades. A imunização nesta fase vem ocorrendo de forma escalonada por faixa etária, dos 59 até 18 anos.

“Recebemos hoje [ontem], às 16h, a remessa da Pfizer, por esse motivo precisamos estar atentos à necessidade de ajustar o cronograma e incluímos as grávidas com as doses da vacina norte-americana. O grupo comorbidades, aberto no último sábado, seguirá por critério de idade, do mais velho para o mais novo, até 18 anos completos. Conforme a disponibilidade de doses, ampliamos a imunização nos próximos dias”, afirma o secretário de Saúde, Miroslau Bailak.

O atendimento nas UBSs e nas USFs é das 8h às 12h, priorizada no período da manhã a aplicação da vacina anticovid.

À tarde, servidores atendem ao grupo prioritário da vacina da Influenza e demais doses de rotina.

 

Serviço

O que: Vacina contra a covid-19 para 45 anos ou mais com doenças crônicas

Horário: das 8h às 12h

Dia: 19 maio

Local: UBSs e USFs

 

O que: Vacina contra a covid-19 gestantes e puérperas com comorbidades

Horário: das 8h às 12h

Dia: 19 maio

Local: UBSs e USFs

 

O que: Vacina contra a covid-19 para professores das redes pública e particular (Ensino Fundamental)

Quando: até 21 de maio

Onde: Centro de Eventos

Horário: das 8h às 17h (conforme a disponibilidade de doses)

 

IMPORTANTE: 2ª Dose

A segunda dose contra a covid-19 para idosos a partir de segunda-feira (24) vai ocorrer no sistema drive-thru no Centro de Eventos. A central de vacinas na Unioeste será desinstalada.

 

Comorbidades – Cascavel segue à risca a orientação do Ministério da Saúde e o grupo das pessoas com comorbidades será vacinado por idade.

Os pacientes precisam apresentar um documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e o laudo médico/prescrição com informações da doença preexistente.

No portal do CRM-PR (Conselho Regional de Medicina do Paraná) tem o link disponibilizado para os médicos. Essa orientação é válida para os pacientes com comorbidades atendidos pela rede privada.

Já os pacientes atendidos pelo SUS, a comorbidade pode ser comprovada pela unidade, mas é recomendável que seja levado o documento que comprova a situação.

A vacina será aplicada nas UBSs das 8h às 12h. Também foi ampliado imunizante para pessoas de 45 anos com doenças preexistentes.