Cotidiano

Cascavel recebe a 3ª Pedalada Sustentável

O passeio tem o objetivo de sensibilizar a comunidade a utilizar a bicicleta como meio de transporte, além de incentivar a prática do ciclismo como esporte

Cascavel – O Núcleo de Responsabilidade Social do Sesi Paraná – que atua em Cascavel – promove no dia 28 de agosto a terceira edição da Pedalada Sustentável. A ação é uma parceria com o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial e acontece junto com o 14º Passeio Ciclístico do 6º BPM, promovido pela Polícia Militar do Paraná.

A pedalada começa às 9 horas, e o ponto de partida e chegada é o 6º BPM: Rua Olavo Bilac, 789 – Centro.  Para se inscrever, é necessário realizar a doação de 1kg de alimento, que deve ser entregue no local. Os produtos serão destinados para a Pastoral da Criança e do Idoso de Cascavel.

O passeio tem o objetivo de sensibilizar a comunidade a utilizar a bicicleta como meio de transporte, além de incentivar a prática do ciclismo como esporte. Se adotada como modal dentro das cidades, o uso do transporte alternativo poderia colaborar para a diminuição da poluição do ar nos centros urbanos – de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o problema ocasiona cerca de 3 milhões de mortes no mundo por ano. Doenças cardiorrespiratórias e câncer de pulmão são algumas das doenças – a frota excessiva de carros é um dos principais motivos para a piora da qualidade do ar.

Se a situação das cidades não mudar, a poluição será passará a ser a principal causa de morte no mundo em 2050, de acordo com relatório divulgado em 2012 pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A pedalada também está em sintonia com a preocupação do Sesi com a questão ambiental e o desenvolvimento sustentável. Signatário do Pacto Global desde 2003, o Sesi é uma das instituições envolvidas na promoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte das metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um plano de ação para as pessoas e o planeta.

Depois da pedalada, os participantes poderão realizar atividades de saúde, lazer, esporte e recreação. Também haverá prêmios para ciclistas e para a bicicleta mais decorada.