Cotidiano

Cascavel quer reduzir valores dos contratos

Cascavel – Leonaldo Paranhos assinou decreto ontem, durante ato em seu gabinete e na presença da imprensa, determinando amplo estudo para revisão de todos os contratos vigentes, exceto o firmado com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

“Pedimos um estudo para verificar a possibilidade de redução dos valores pagos contratualmente pelo município”, afirmou o prefeito, ressaltando que a crise econômica enfrentada pelo País exige atenção ainda maior dos gestores públicos. Lembrou, também, que a medida é um compromisso assumido em campanha.

“Podia fazer um decreto unilateral reduzindo esses valores em até 10%, mas é importante ter responsabilidade porque não quero criar nenhuma instabilidade política ou jurídica, nem cometer injustiça com empresas que tenham até que pedir algum realinhamento de preços”, explicou. O prefeito entende que é possível fazer uma renegociação que favoreça o município.

Uma equipe foi nomeada por ele para cuidar do assunto. “Queremos ver se estas empresas têm algum apego, não só financeiro, mas se há comprometimento com a nossa cidade, ou se querem apenas vender. Precisamos mudar isso em nossa cidade. É claro que ter lucro é necessário, mas é preciso ter cidadania”, asseverou.

LIXO

Sobre o contrato da limpeza pública em vigor desde o último dia 1º, Paranhos disse que vai convocar a OT Ambiental para discutir a possibilidade de reduzir o valor pago pela prefeitura. “Já houve uma redução de quase R$ 600 mil durante a licitação. Por isso, o contrato do lixo ainda tem ‘gordura’ e vamos negociar com a empresa”, ressaltou. “Mas vou olhar todos os contratos, do menor ao maior valor, porque às vezes estas pequenas pedras são as que mais machucam”, completou.

AGASSIZ E NOVAKOSKI

No mesmo ato em que baixou decreto determinando a revisão dos contratos com o Município de Cascavel, o prefeito Leonaldo Paranhos deu posse a dois novos integrantes de sua equipe de primeiro escalão, conforme adiantado por este jornal na edição de ontem. Agassiz Linhares Neto foi nomeado para comandar a Secretaria da Agricultura, e o coronel da PM Avelino José Novakoski para dirigir a Guarda Municipal. Segundo o prefeito, a escolha de Agassiz “teve aprovação e até mesmo a recomendação de setores ligados à agricultura e à agropecuária”.