Policial

Cascavel pode deixar de ter central do Disque Denúncia

A informação foi confirmada pelo presidente do Conseg, Luiz Sérgio Martins Wosiack

Cascavel – Implantado em todo Estado em 2003, o Disque Denúncia 181 pode deixar de ter bases em várias cidades do Paraná, dentre elas Cascavel. A informação foi confirmada pelo presidente do Conseg (Conselho Municipal de Segurança), Luiz Sérgio Martins Wosiack.

Segundo ele, por conta da necessidade de reduzir de custos a Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária) cogita a possibilidade de centralizar todas as denúncias em Curitiba.

“Soube disso ontem [terça-feira] e pelo que nos repassaram, a ideia é criar uma espécie de ‘call center’ para receberá as denúncias de todo Estado”.

Wosiack entende que isso, se ocorrer, causará uma série de problemas.

“Em Cascavel, por exemplo, temos várias pessoas trabalhando, inclusive pessoas deficientes que encontraram no Disque 181 uma possibilidade de entrar no mercado de trabalho”.

Outro ponto citado por ele é o fato das pessoas que trabalham em Curitiba não conhecerem a realidade do interior.

“Em vários outros setores onde os call center foram implantados não deu certo. Ficam passando a ligação para várias pessoas e ninguém resolve”, sustenta.

De acordo com o presidente, o Conseg tentará impedir que Cascavel perca esse projeto que tem dado certo.

“Vamos lutar com as armas que temos. Encaminharemos ofícios e pedidos para que isso seja mantido”, finalizou.

De 1º de janeiro até quarta-feira (18), o Disque Denúncia via 181 recebeu 2.554 denúncias em Cascavel, que levaram à apreensão de 119 quilos de cocaína, 133.585 pedras de crack, 19,6 toneladas de maconha, 3.013 comprimidos de ecstasy, 30.468 bolinhas de haxixe e 65 armas.

(Com informações de Tissiane Merlak)