Saúde

Cascavel planeja reabertura do Zoológico para o dia 23 de fevereiro

Zoo vai funcionar de terça a sexta, das 10h às 17h

Cascavel planeja reabertura do Zoológico para o dia 23 de fevereiro
O Zoológico de Cascavel está sendo preparado para voltar a receber o público no dia 23 de fevereiro, terça-feira da semana que vem. O espaço está fechado desde dezembro do ano passado, como medida de prevenção ao novo coronavírus.
Nesta segunda-feira (15), a direção do Zoo se reuniu com representantes da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde e da Guarda Municipal para discutir o plano de retomada que prevê diretrizes com recomendações para a preservar a saúde das pessoas e dos animais. “Todas as decisões e todos os cuidados serão aplicados pensando na população, nos servidores e nos animais”, assegura o médico-veterinário Rodrigo Neca Ribeiro. Ele pede  aos moradores que avaliem os riscos antes de visitar o local. “Primeiro, pondere antes de pôr em risco as crianças. Levem álcool em gel, orientem os filhos a evitarem contato com as grades de proteção onde ficam os animais”, sugere.
O consumo de alimentos dentro do Zoológico estará proibido para evitar piquenique durante os passeios nas trilhas ecológicas. O parquinho será reaberto, porém, os pais devem levar os filhos com máscara e também cuidar com a higienização. O estacionamento permanecerá fechado.
O Zoológico funcionará com horário reduzido, das 10h às 17h, de terça a sexta-feira. Nesta primeira fase de retomada dos serviços, a direção do Zoológico optou pela não abertura nos fins de semana para evitar a aglomeração como aconteceu em outubro na primeira tentativa de reabertura.
A entrada é gratuita, no entanto, a presença de público será controlada para evitar aglomerações.  “A cada 15 dias vamos avaliar. Fará parte do plano de contingência o quadro geral de circulação do vírus e então faremos uma avaliação de ampliar ou reduzir o horário. Vai depender também da atitude das pessoas que visitam, por isso pedimos a colaboração de todos”, alerta o secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth.
Antes da pandemia, o espaço chegava a receber cerca de 25 mil visitantes por mês. Ao todo, há mais de 350 animais nos recintos.