Cotidiano

Cascavel participa da Semana Mundial do Aleitamento Materno

Secretaria da Saúde capacita servidores a incentivar a amamentação

Cascavel – Mais uma vez Cascavel participará da Semana Mundial do Aleitamento Materno, realizada em agosto com ações especiais desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, com foco nos servidores.

Neste ano, o tema escolhido é “Amamentar e trabalhar é possível”, e tem por objetivo incentivar e assegurar que as mães realizem a amamentação ao menos até o sexto mês de vida do bebê. “Por lei, é assegurado o direito da mãe de amamentar até o sexto mês”, explica a coordenadora do Banco de Leite do HU, Anelise Vieckzorek.

Ela explica que as mães devem ter o horário de trabalho flexível para que possam amamentar.

“A principal incidência de mães que desmama seus filhos muito cedo corresponde àquelas que têm trabalho informal”, alerta.

Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), a meta é elevar em 50% até 2025 a taxa mundial de aleitamento materno até o sexto mês de vida do bebê.

“Existe um índice elevado de crianças com problemas de saúde porque não receberam amamentação”, disse Anelise.

Programação

Em Cascavel, a programação inicia no dia 3 de agosto, no auditório da Prefeitura de Cascavel, e é destinada aos agentes comunitários da saúde e da assistência social, com palestras que trarão temas como a alimentação da lactante, estimulação da produção de leite, retorno da lactante ao trabalho e mitos e tabus relacionados ao aleitamento.

De 10 a 13 de agosto, uma oficina de formação de tutores será realizada na Unipar (Universidade Paranaense), com o objetivo de capacitar os profissionais da saúde e da assistência social a incentivar o aleitamento materno na rede do SUS (Sistema Único de Saúde).

Banco de Leite

O Banco de Leite Humano de Cascavel possui hoje 120 doadoras fixas de leite, o que rende uma média de 230 litros de leite por mês.

“Nós sempre estamos precisando, pois a UTI Neonatal, a UCI e a ala pediátrica estão sempre lotadas”, comenta Anelise Vieckzorek.

Para ser uma doadora, a mãe com excesso de leite precisa ligar no Banco de Leite e solicitar uma visita. Após a entrega de material esterilizado, como frascos de vidro com tampa plástica, uma vez por semana a equipe retorna para buscar o leite, que deve ser mantido congelado. Mais informações podem ser adquiridas no telefone (45) 3321-5243.

(Com informações de Nathalia Lehnen)