Política

Cascavel | os rostos da Câmara 2021-2024

Cascavel | os rostos da Câmara 2021-2024

Dia 1º de janeiro os vereadores eleitos dia 15 de novembro tomam posse. Em Cascavel, a solenidade começa às 16h, na Câmara de Cascavel. Para a próxima legislatura, nove vereadores foram reeleitos, quatro voltam à Câmara após um período ausentes e oito são estreantes. Eles só iniciam oficialmente os trabalhos a partir de 1º fevereiro.

Preparamos um resumo da nova composição da Câmara de Cascavel. Confira.

Vereadores “novatos”:

 

Professora Liliam Borges – PT (2.855 votos)

Dedicou sua carreira ao magistério, à pesquisa e à militância social. Ela resume que atuará em quatro temáticas: a luta pelos direitos humanos (direitos da mulher, causa LGBTQIA+, imigrantes e racismo); a defesa do trabalho de servidores públicos, em especial, da educação; meio ambiente, agricultura familiar e combate aos agrotóxicos; ampliação ao acesso e o desenvolvimento da cultura.

 

Cleverson Sibulski – Pros (1.747 votos)

Cleverson tem forte atuação na defesa dos animais.

 

Edson Souza – MDB (1.762 votos)

O novo vereador já foi chefe de gabinete e diretor de obras da Unioeste, além de diretor administrativo do HU (Hospital Universitário). Pedagogo, considera valorizar o funcionalismo público durante sua legislatura, priorizar a melhora da saúde pública, propondo um pacto entre os governos federal, estadual e municipal, com isso, vislumbra reorganizar o planejamento de saúde unido à assistência social. Promete ser porta-voz da região oeste de Cascavel.

 

Beth Leal – Republicanos (1.211 votos)

Professora e radialista, com doutorado em direito, destaca para seu mandato o comprometimento na defesa dos direitos da mulher e no desenvolvimento de políticas voltadas ao empoderamento; apreço pelos animais, bandeira que ajudará a levantar na Câmara; políticas de acessibilidade aos idosos.

 

Tiago Almeida – DEM (1.535 votos)

Eleito como vereador mais jovem da cidade, com 28 anos, é gerente de autoescola e tesoureiro da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Tiago afirma que se atentará a temas como saúde, educação e segurança pública. Sua única promessa de campanha foi a de legislar a quem precisasse de ajuda: cidadãos comuns, representantes de entidades, organizações ou classes.

 

Vilmar Melo – PP (1.438 votos)

Empresário do ramo gastronômico há mais de 30 anos, diz que se colocará à disposição das comunidades e das associações de bairros, conversando com presidentes das localidades para compreender os anseios da população. Promete constante diálogo com os cascavelenses, além de cumprir as atribuições do cargo, como a fiscalização da gestão do Município.

 

Lauri Silva – Pros (780 votos)

Advogado e professor, pretende trabalhar na defesa do meio ambiente e destaca que seus primeiros atos deverão se pautar na atual crise hídrica, com meta de plantar mais de 1 milhão de árvores. Traz propostas relacionadas à segurança pública e de levar o modelo de bairro padrão a toda a cidade. Defende o Conselho Tutelar do Idoso e a instalação de um colégio agrícola em Cascavel.

 

Nildo Santello – PTB (984 votos)

Dentre os “novatos”, Santello tem breve passagem pela Câmara de Cascavel como suplente. Professor de Cascavel desde 1995, defende educação básica com foco na agricultura, favorecendo filhos de pequenos agricultores e incentivando moradores a empreenderem na zona rural. Tentará elaborar o Colégio Técnico Agrícola Ambiental, onde novas formas de utilização do campo serão ensinadas. Também se aprofundará em questões do meio ambiente e sociais.

 

Nei Haveroth – PV (1.682 votos)

O professor e ex-bombeiro cumpriu mandato legislativo de 2013 a 2016, mantém o ideal de incentivo ao campo, área que, segundo ele, é capaz de desencadear a produção dos outros setores. Reforça também a importância de demais segmentos, como mobilidade urbana e saúde, sendo os focos de sua futura gestão.

 

Sadi Kisiel – Podemos (1.361 votos)

Empresário e líder comunitário, o ex-vereador (2005-2008) acumula passagens pelo setor de alvará, na Secretaria de Finanças e na coordenação da Defesa Civil da Prefeitura de Cascavel. Propõe três prioridades: saúde, analisando de forma criteriosa o orçamento destinado à pasta; geração de empregos, promovendo incentivo para empresas se instalarem em Cascavel; segurança pública, por entender que existe a necessidade de investir em material humano, ou seja, aumentar o efetivo da Guarda Municipal.

 

Cidão da Telepar – PSB (1.267 votos)

Vereador de 2001 a 2004, destaca a autoria do projeto Cidade Iluminada, a Lei das Focinheiras e indicações de reformas em Cmeis e escolas. Compreende que a população deve dizer o que deseja. Cidão diz estar alinhado e gostar dos projetos do Executivo municipal, portanto, terá como objetivo desengavetar tudo aquilo que, a seu ver, beneficiará Cascavel.

 

Josia de Souza – MDB (1.216 votos)

O ex-vereador (2001-2004) Josias, como é conhecido, planeja legislar em várias frentes, a primeira delas é criar incentivos a pequenos e médios empresários no período pós-pandemia; isentar impostos a famílias que possuam um membro com deficiência; deixar abertos os miniginásios das escolas à comunidade nos fins de semana.

 

Romulo Quintino – PSC (3.050 votos)

Autor de 47 emendas e 29 projetos de lei no mandato que se encerra, entre os temas prioritários de sua gestão, destaca a educação básica, as pautas voltadas à família, à saúde e à terceira idade. Sendo o vereador com a maior votação nas eleições deste ano, assume um terceiro mandato. Promete manter a defesa das pautas ligadas à família e pretende dar mais atenção ao interior do Município nestes próximos quatro anos.

 

Pedro Sampaio – PSC (1.935 votos)

Apresentou 60 emendas e 41 projetos de lei, entre eles a proposta que destina 1% das residências construídas pela prefeitura às vítimas de violência doméstica e a gratuidade no transporte coletivo a pacientes em tratamento de câncer. Para o próximo mandato, planeja garantir o patrocínio de atletas e técnicos esportivos por meio da Secretaria de Cultura e Esportes.

 

Serginho Ribeiro – PDT (2.694 votos)

Fez um mandato dedicado à política do bem-estar animal, auxiliando na criação do Samucão e à cultura (por meio de emendas que triplicaram o orçamento da pasta). Apresentou 35 emendas e 45 projetos de lei. Pretende legislar em favor da dignidade da população, com isso, deseja insistir para a divisão da Secretaria de Cultura e Esporte para aumentar os projetos desenvolvidos por elas em bairros pobres.

 

Celso Dal Molin – PL (2.440 votos)

Além das cobranças ao poder público, apresentou 52 emendas e 23 projetos de lei, diz ter se dedicado à defesa do consumidor com legislações que atendessem demandas populares, como cobranças indevidas. Para o segundo mandato pretende manter o foco e fiscalizar os novos contratos de concessão do recolhimento de lixo, do transporte público, da Sanepar e das propagandas nos pontos de ônibus.

 

Alécio Espinola – PSC (2.411 votos)

Apresentou 35 emendas e 45 projetos de lei, e lista como conquista seu projeto de regulamentação das cervejadas e das festas raves. Atual presidente da Câmara, é candidato à reeleição. Alécio não se considera um vereador setorista, ao explicar que defenderá todas as pautas que sejam capazes de construir um futuro ainda melhor a Cascavel.

 

Sidnei Mazutti – PSC (2.130 votos)

Seu mandato proporcionou avanços na desburocratização, possibilitando que serviços como alvarás sejam emitidos on-line e que licenciamentos ambientais deixassem de ser exigidos em pequenas obras. Autor de 43 emendas e 30 projetos de lei, cita indicações de reformas em escolas de Cascavel e Rio do Salto. Planeja se empenhar em prol das micro e das pequenas empresas para que, fortalecidas, mantenham-se como geradoras de renda e empregos.

 

Aldonir Cabral – PL (2.276 votos)

Soma 26 emendas e 24 projetos de lei, com destaque à parceria com o colega Valdecir Alcântara no estudo e no desenvolvimento da lei sobre os cuidados, por parte da empresa, com o cabeamento elétrico em más condições. Reeleito para o terceiro mandato, diz que dará foco à população desamparada e pretende legislar em prol da qualidade de vida do cascavelense.

 

Policial Madril – PSC (1.939 votos)

Ex-integrante do GOE (Grupo de Operações Especiais), apresentou 108 emendas e 76 projetos de lei, entre eles a criação da Guarda Municipal de Cascavel, a proibição da queima de fogos com alto estampido e a multa por compartilhamento de notícias falsas a respeito da pandemia.

 

Valdecir Alcântara – Patriota (1.688 votos)

Seu primeiro mandato teve como foco melhoria das estradas rurais e segurança nas vias públicas, como manutenção da rede elétrica para que não ofereça risco aos pedestres. Foi autor de 14 projetos de lei e 33 emendas. Planeja usar seu novo mandato para elaborar políticas de desenvolvimento econômico na cidade no período pós-pandemia.