Esportes

Cascavel nos Parajaps

Será aberta nesta quarta-feira, em Maringá, a 6ª edição dos Parajaps (Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná). A competição será realizada até domingo com a participação de 1,6 mil pessoas de 46 municípios disputando 14 modalidades esportivas: atletismo, basquete, bocha, ciclismo, futsal, goalball, golf 7, handebol DI, handebol em cadeira de rodas, natação, parabadminton, paracanoagem, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

É a primeira vez que a Maringá recebe a competição, que teve início em 2012 em Londrina, que recebeu também as duas edições seguintes. Já em 2015 e 2016 foi realizada em Curitiba. A delegação da capital paranaense, aliás, sempre foi a campeã geral, com os representantes de Londrina e Maringá sendo seus principais concorrentes.

Intrusa no pódio há dois anos, com o troféu de vice-campeã em 2015, a delegação de Cascavel contará com 116 integrantes este ano, sendo 79 atletas e 37 na equipe de apoio.

A maior representatividade cascavelense será no atletismo, com 40 participantes. Muitos deles competirão também em outras modalidades. No parabadminton serão sete competidores, no xadrez serão seis, no paraciclismo quatro e na natação e na paracanoagem serão dois representantes da cidade.

Já nas modalidades coletivas serão cinco equipes: basquete masculino, futsal masculino, handebol em cadeira de rodas masculino e handebol DI (Deficientes Intelectuais) feminino e masculino.

Locais e últimos anos

A maioria das competições será na Vila Olímpica de Maringá, que abriga o Ginásio Valdir Pinheiro. As exceções ficam para paracanoagem, que será disputada no Lago do Parque Ingá, e a natação, que será disputada na Universidade Estadual de Maringá. Na edição 2016 dos Parajaps, Cascavel ficou em quarto lugar na classificação geral. Antes, havia sido vice-campeã em 2015 e terminado em terceiro lugar na edição 2014.