Educação

Cascavel inicia aulas da pós-graduação em História Contemporânea

A novidade atraiu profissionais de toda a região, que já participaram de aula sobre História do tempo presente e imediato

Cascavel – A pós-graduação em História Contemporânea já iniciou na Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, com o módulo História do tempo presente e imediato, ministrado pela professora Claudiana Soerensen. O curso contempla historiadores que atuam em toda a região.

A docente falou sobre a História do tempo presente e imediato, concepções e abordagens, estudo das perspectivas e tendências historiográficas contemporâneas a partir da análise de constituição de um “modelo moderno de história” e de sua historicidade, apontando para suas questões, problemas e desdobramentos.

Conforme o coordenador, professor Fausto Irschlinger, a especialização discutirá aspectos como sociedade, política, economia, cultura, arte, religião, educação e interdisciplinaridade. A proposta é contribuir para a qualificação do ensino e formação dos profissionais de diferentes áreas, para entender os mecanismos da sociedade atual.

É intuito, ainda, envolver a cultura como um conjunto de significados partilhados e construídos pelos homens para explicar o mundo, como uma forma de expressão e tradução da realidade, e refletir sobre os diversos seguimentos da história, cultura, arte, do simbólico, religião e da educação, atrelando a produção de conhecimento com temas relevantes da atualidade.

A grade curricular engloba temas, como tecnologias, mídias e meio ambiente, aspectos econômicos, cultura e relações de poder, direitos humanos, História da arte, História do Brasil, religião, multiplicidade cultural, arte, diversidade indígena e afro-brasileira, movimentos sociais, políticos e ideológicos, geopolítica contemporânea, pós-modernidade, entre outros assuntos.

As aulas ocorrem em regime quinzenal, às sextas-feiras, das 19h às 23h, e aos sábados, das 7h30 às 13h30. Interessados, ainda conseguem ingressar, saiba mais no site www.unipar.br ou ligue (45) 3321-1300.