Cotidiano

Cascavel “infernal”: MetSul prevê mais de 40ºC nesta semana

Prepare-se para muito calor nos próximos dias

Cascavel “infernal”: MetSul prevê mais de 40ºC nesta semana

Prepare-se para muito calor nos próximos dias. Os meteorologistas alertam que todo o País será atingido por uma onda de altas temperaturas nesta semana. Em Cascavel, segundo o Inmet, a temperatura nesta quarta-feira (30) chega a 41ºC e pode ficar pior. A previsão para quinta é de 42ºC e a mínima não passa dos 27ºC.

O Simepar é mais “bonzinho” e prevê máximas de 36ºC para Cascavel nos próximos dois dias.
A previsão do Instituto MetSul Meteorologia e do Climatempo é de que sejam quebrados recordes de calor em algumas cidades do Brasil e que as marcas estejam entre as mais altas já registradas nos últimos dez anos, chegando a 45ºC em algumas regiões.

Emergência!

Mas se o calor extremo já incomoda, a secura do ar preocupa e representa um grave risco. Para os próximos dias, a previsão mínima da umidade relativa do ar para Cascavel é de 10%, índice considerado pela Organização Mundial da Saúde como estado de emergência (inferior aos 12%). A máxima não deve passar dos 40%.

O chefe do 8º distrito do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Gil Schreiner Russo, explica que o motivo desses dias “infernais” é uma bolha de ar quente gigante que está sobre o Estado e que deve permanecer pelo menos até o fim de semana. “O centro-oeste, o sudeste, o oeste e o norte do Paraná estão sob a influência de uma massa de ar muito quente, intensa e seca. Aliado a isso e à ausência de chuvas, há o período de estiagem. Todos esses fatores contribuem para esse aumento excessivo de temperaturas, o calor extremo e a baixa umidade relativa do ar, que vai durar ainda mais quatro ou cinco dias. A umidade do ar não vai passar de 40%”, alerta.
Segundo o meteorologista, quando a chuva chegar – ainda sem previsão -, devem ser apenas pancadas isoladas e curtas, causando ventos fortes e granizo na região oeste.

Riscos à saúde

Um calor nesse nível, a estiagem prolongada e a baixa umidade relativa do ar representam sérios riscos à saúde como desidratação, exaustão e insolação. O risco é maior para idosos e pessoas que sofrem de doenças crônicas. Em alguns casos, os quadros causam insuficiência cerebral, renal e danos à pele podendo até matar, por isso os médicos recomendam evitar o consumo de cafeína e álcool porque são diuréticos. É preciso ingerir bastante água, sucos naturais e procurar atendimento médico se estiver apresentando sintomas como náuseas, tonturas ou fraqueza ou febre de 40ºC.

Cuidados com os animais

Mas não são apenas os humanos que sofrem com o calorão. Os pets sentem bastante as altas temperaturas. “Os bichinhos não têm glândulas sudoríparas para liberar o calor. Os cães, por exemplo, transpiram pela língua, enquanto os gatos pelas almofadinhas das patinhas, por isso precisam de ajuda para melhorar a temperatura do corpo”, explica a veterinária Marjorie Maronezi.
A orientação é que os passeios com os animais de estimação nos próximos dias ocorram antes das 10h ou depois das 16h. “Os pelos escuros atraem mais calor, por isso a tosa é indicada. Outro cuidado importante é com o chão muito quente, que pode queimar as patas dos animais sem você perceber”, alerta.
Os banhos gelados para refrescar o bichinho após a caminhada devem ser evitados para não causar choque térmico. “Eles podem ser refrescados com uma bacia cheia de água. Coloque o pet dentro e use as mãos para espalhar algumas gotinhas nos pelos. Funciona muito bem, inclusive com os gatos, que normalmente não são muito adeptos a banhos frios”.

Picolés para os animais do Zoo

Os animais que estão em cativeiro também exigem atenção dos veterinários em dias de calorão. No Zoológico Municipal de Cascavel, os cuidados neste período, incluindo a adaptação dos recintos, já fazem faz parte do planejamento de trabalho, segundo o médico-veterinário e gerente de vida silvestre Rodrigo Neca Ribeiro.
“Essa preocupação com o clima mais quente faz parte do nosso cronograma e, quando é necessário, como no caso das previsões de muito calor para os próximos dias, o cuidado é intensificado. Alguns recintos possuem tanques com água para os animais se refrescarem, têm área de escape, sombra, fontes e água fresca”, explica.
O cardápio também fica mais fresquinho e variado: “A alimentação de todos os animais é adaptado com comidas mais leves, frescas. Produzimos picolés de frutas, oferecemos carnes congeladas para os grandes felinos”, conta o veterinário.