Esportes

Cascavel indicou apenas três condutores da tocha

Os demais se inscreveram ou foram indicados por outras entidades ou pessoas

Cascavel – Item que rende assunto a cada divulgação por onde passa, a lista de nomes dos condutores no Revezamento da Tocha Olímpica também gerou discussões em Cascavel. Entretanto, a lista mostrou que apenas três nomes foram indicados pelo Município: Pedro Muffato, Jorge Henrique Ferreira Machado e Roberto Maehler. Os demais se inscreveram ou foram indicados por outras entidades ou pessoas.

Pedro Muffato é empresário com negócios em vários estados brasileiros, mas sua paixão é o automobilismo. Considerado um embaixador de Cascavel e do Paraná no mundo, ele completou ontem 76 anos de vida e ainda este ano encerrará sua carreira de meio século como piloto.

Jorge Henrique Ferreira Machado é conhecido como Jorjão e tem se destacado em competições de atletismo para paratletas. Ele já estabeleceu nove recordes brasileiros nos 100m e nos 400m, venceu os Opens Nacional e Internacional e, no Inas Globais Games 2015, o campeonato mundial para deficientes intelectuais, realizado no Equador, garantiu duas medalhas de ouro para o Brasil nos revezamentos 4x100m e 4x400m, com direito a recorde na competição. Tudo isso depois de ter nascido prematuramente e ficado nove meses em coma, além de ter sofrido três paradas cardíacas e começado a andar aos quatro anos.

Já o canoísta Roberto Maehler lutou para estar nos Jogos Rio 2016 até a última seletiva internacional. Titular na seleção brasileira de canoagem, ele é dono de três medalhas em Jogos Pan-Americanos: ouro no Rio 2007, bronze em Guadalajara 2011 e prata em Toronto 2015. Também tem 37 títulos brasileiros.

Processo seletivo

O processo para selecionar os condutores da tocha foi realizado no ano passado e os interessados em participar não perderam tempo. Pelo Comitê Rio 2016, o período foi de 17 a 26 de novembro e os condutores precisaram ser indicados por amigos, familiares ou fãs. Outros foram indicados pelos patrocinadores das Olimpíadas e os interessados poderiam indicar alguém ou se autoindicar. A campanha da Nissan foi de 17 de julho a 14 de outubro e escolheu “Quem se atreve”, optando por quem transformou a comunidade em que vive com alguma ação positiva. A seletiva da Coca-Cola “IssoÉOuro” foi de 4 de agosto a 15 de outubro e procurou histórias “genuínas e inspiradoras, que contagiem o próximo”. Já o programa do Bradesco, o Condutores BRA, foi de 29 de julho a 14 de outubro e selecionou pessoas que fazem a diferença em suas comunidades.