Cotidiano

Cascavel ganha prêmio nacional de saúde bucal

Três municípios paranaenses estão entre os vencedores do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, iniciativa do Conselho Federal de Odontologia para premiar as cidades brasileiras que se destacam no atendimento odontológico. No total, foram 15 ganhadores em todo país.

Curitiba conquistou o 1º lugar entre as cidades com mais de 300 mil habitantes; Ibiporã ficou com o 2º lugar na categoria de municípios com até 50 mil habitantes; e Cascavel com a 2ª posição entre as cidades com população de 50 mil a 300 mil habitantes. Cada município vencedor receberá um consultório odontológico completo. A data de entrega dos prêmios ainda não foi definida.

Para o secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi, o prêmio comprova o empenho da saúde pública paranaense em oferecer serviços de saúde bucal cada vez mais qualificados à população. “Precisamos parabenizar cada um dos municípios premiados e às equipes odontológicas que vêm desenvolvendo um excelente trabalho e fazer com que essas experiências sejam compartilhadas e replicadas em todo Paraná”, disse.

PRÊMIO

Instituído em 2005 pelo Conselho Federal de Odontologia, o Prêmio Nacional CFO está dividido em três modalidades, de acordo com o número de habitantes.

Para a premiação, são avaliados 10 itens, entre eles financiamento em saúde bucal, assistência odontológica básica e especializada, promoção da saúde bucal, vigilância em saúde bucal e educação permanente.

Pelas regras do prêmio, os municípios concorrentes são responsáveis por enviar aos Conselhos Regionais de Odontologia de cada Estado documentos que comprovem as informações sobre os itens avaliados. Os dados são analisados pela Comissão de Políticas Públicas de Saúde do Conselho Federal de Odontologia.

OS PREMIADOS:
Municípios até 50 mil habitantes.
1º – Naviraí (MS)
2º – IBIPORÃ (PR)
3º – Porto Real (PI)
4º – Alhandra (PB)
5º – Três Passos (RS)
Municípios de 50.001 a 300 mil habitantes.
1º – São Sebastião (SP)
2º – Cascavel (PR)
3º – Resende (RJ)
4º – Chapecó (SC)
5º – Sorriso (RS)
Municípios acima de 300.001 habitantes.
1º – Curitiba (PR)
2º – Diadema (SP)
3º – Florianópolis (SC)
4º – Manaus (AM)
5º – Pelotas (RS)