Esportes

Cascavel Futsal inicia busca por vaga na semifinal da LNF

Uma competição curta, intensa e muito positiva para o Cascavel Futsal

Primeira partida por vaga inédita será neste sábado - Foto: Assessoria
Primeira partida por vaga inédita será neste sábado - Foto: Assessoria

Nesta edição da LNF (Liga Nacional de Futsal), dos 156 jogos programados, 140 já foram realizados (um total de 5.640 minutos de bola rolando). Neles, foram marcados 639 gols, média de 4,6 por partida. Uma competição curta, intensa e muito positiva para o Cascavel Futsal.

O time encerrou a primeira fase na terceira colocação do Grupo B, com 17 pontos. Nas oitavas de final, encarou o Minas, empatando o primeiro jogo em Belo Horizonte por 3 a 3 e garantindo a vaga na prorrogação no jogo de volta, em casa, pelo placar de 3 a 3 (2 a 2 no tempo normal e 1 a 1 no tempo extra).

Dos 14 jogos disputados nesta temporada pela Liga, o Cascavel venceu quatro, perdeu três e empatou os demais. O time marcou 23 gols, cinco deles feitos pelo artilheiro do time na competição, Carlão.

Agora a equipe comandada pelo técnico Cassiano Klein se volta a uma conquista inédita: uma vaga na semifinal da competição. Para avançar, vai precisar passar pelo Sorocaba.

Cascavel e Sorocaba se enfrentam em jogos de ida e volta. O primeiro está confirmado para este sábado (14), às 11h, no Ginásio da Neva, e o segundo está marcado para o dia 21, às 12h15. Os confrontos terão transmissão ao vivo pelo Sportv.

Os outros jogos pelas quartas de final da Liga Nacional são: Praia Clube x Tubarão neste sábado (14), em Uberlândia; no domingo (15), às 11h, em São Paulo, Corinthians recebe o Carlos Barbosa. As partidas de volta estão agendadas para o próximo dia 22.

O adversário

A comissão técnica do Cascavel sabe que será preciso ter muita atenção para bater de frente com o Sorocaba. Dos 14 jogos, o time paulista não perdeu um sequer e terminou a primeira fase na liderança do Grupo A, com 36 pontos.

Nas oitavas, despachou o paranaense Campo Mourão, empatando o primeiro jogo no Paraná por 0 a 0 e vencendo o segundo, em São Paulo, por 3 a 1.

O Sorocaba tem o artilheiro da competição, Rodrigo, que já balançou as redes dez vezes. A equipe é dona do melhor ataque até agora, com 54 gols marcados, e possui a melhor defesa, com apenas 17 gols sofridos. É o melhor mandante da LNF, com sete vitórias atuando em seus domínios, e também é o melhor visitante, com seis bons resultados fora de casa.

Falta definir um classificado

Resta ainda uma vaga para as quartas de final da LNF. É que os dois confrontos válidos pelas oitavas de final entre Pato e Atlântico foram suspensos por causa de quatro goleiros do time gaúcho que testaram positivo para covid-19. As datas para os jogos ainda não foram definidas. O classificado vai enfrentar o Joinville na próxima fase.

Copa do Brasil

Nesta quinta-feira (12), os dois representantes do Paraná se enfrentam pela segunda fase da Copa do Brasil de Futsal. O jogo de ida entre Pato e Dois Vizinhos está marcado para as 20h no Ginásio Dolivar Lavarda, no sudoeste do Estado, com transmissão pela internet da TV NSports.

O jogo de volta será no dia 18 de novembro, às 20h, no Ginásio Teodorico Guimarães. Os outros confrontos já foram definidos: Ceará x Lagarto Brasília Futsal x Sorriso Futsal e Tubarão E.C. x Balsas Futsal

Melhor campanha da Liga Paraná

Restam apenas sete jogos da primeira fase da Liga Paraná. Das 35 partidas disputadas, os times da casa venceram 19 vezes (54,3%), 11 vitórias foram dos visitantes (31,4%) e cinco jogos terminaram empatados (14,3%).

Foram marcados 228 gols, média de 6,5 gols por partida. A maior goleada da competição foi do Palmas em cima do Toledo, por 11 a  1.

O Cascavel Futsal possui a melhor campanha, com 86% de aproveitamento, tem o melhor ataque, com 34 gols marcados, e a melhor defesa, com apenas seis gols sofridos.

Os dois artilheiros são do Siqueira Campos: Dudi, com oito gols, e Marcelinho, com sete.

A arbitragem distribuiu 155 cartões amarelos (4,42 por jogo) e dez vermelhos (0,28 por jogo).

Próximos jogos

Dois jogos movimentam a competição nos próximos dias. Nesta sexta (13), o Foz recebe o Campo Mourão, no Ginásio Costa Cavalcanti, às 20h15. Na próxima quarta (18), a partir das 19h, Chopinzinho recebe o Campo Mourão, no sudoeste.