Esportes

Cascavel finda sua história

Time teve sua desfiliação e sua inscrição cancelada na Federação Paranaense de Futebol de Salão por decisão Judicial por conta da extinção da Fundeavel

Cascavel – A preocupação se tornou realidade e o Cascavel Futsal teve ontem a sua história encerrada no salonismo paranaense. Maior vencedor do Estado com cinco títulos da Série Ouro, o time cascavelense teve sua desfiliação e sua inscrição cancelada na FPFS (Federação Paranaense de Futebol de Salão) por decisão Judicial por conta da extinção da Fundeavel (Fundação de Esporte Amador de Cascavel).

De acordo com o comunicado do interventor judicial Rodrigo Sejanoski dos Santos, que responde pela Federação, “não é possível substituir perante essa Federação, a Fundeavel por qualquer outra pessoa jurídica”, como pretende fazer o Cascavel Futsal com recurso na Justiça.

Com isso, a Série Ouro 2016 já foi imediatamente alterada. No regulamento passou a constar que apenas o 11º colocado será rebaixado. Além disso, os próximos jogos nos quais a equipe cascavelense deveria estar em quadra já tiveram os adversários indicados como vencedores por W.O. (vitórias por 1 a 0 e gol assinalado para os capitães).

A Fundeavel foi extinta por força de sentença judicial decretada em 29 de março pela 4ª Vara Cível de Cascavel. Em prosseguimento à decisão, em 24 de junho a Fundação teve cancelada sua inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), perante a Secretaria da Receita Federal, deixando assim de existir e findando sua história no salonismo paranaense e brasileiro.

Liga Nacional

A extinção do Cascavel, pentacampeão paranaense em 2003, 2004, 2005, 2011 e 2012, ainda pode refletir na Liga Nacional de Futsal. Assim que a Confederação Brasileira for avisada pela Federação Paranaense deverá comunicar imediatamente a organização da Liga, que tem apenas times participantes da primeira divisão em seus estaduais. Entretanto, como as decisões na competição são tomadas por deliberação entre os donos das franquias (o time cascavelense é dono de vaga), a possibilidade de seguir na competição em 2017 é mais provável do que na Série Ouro.