Policial

Cascavel está há 18 dias sem registrar homicídios

A última morte registrada foi a de Ingrid Lapuse Rubel, no dia 28 de novembro

Cascavel – O mês de dezembro está sendo o mês mais tranquilo neste ano quando o assunto é o setor policial. Até quarta-feira (16), ninguém foi assassinado neste mês em Cascavel. A última morte registrada foi a de Ingrid Lapuse Rubel, de 38 anos, no dia 28 de novembro. Ela foi morta por asfixia dentro de casa por Joelson Telles, que entrou na residência para furtar um veículo e acabou encontrando-a.

Segundo dados apurados pelo Hoje, no mesmo período do ano passado, quatro pessoas já haviam perdido a vida na cidade de forma violenta no último mês do ano. O número geral de homicídios em 2015 é 12% menor do que em 2014. Do dia 1º de janeiro a 16 de dezembro do ano passado, 84 pessoas foram vítimas de mortes violentas e até ontem haviam sido 74.

Neste ano, janeiro foi o mês em que demorou mais tempo para alguém morrer. A primeira vítima do ano foi Leandro Nunes Machado, de 20 anos, morto a tiros no Bairro Interlagos. Em todo mês de janeiro foram seis mortes. Em fevereiro foram quatro mortes, incluindo dois confrontos policiais.

Março e novembro foram os meses mais violentos, contabilizando dez casos cada. Em junho foram oito mortes, e em abril, maio e outubro sete cada. Destaque para o mês de outubro onde o primeiro homicídio ocorreu no dia 1º, vitimando Edenilson Marcos Paratchuk, de 16 anos no Bairro Periollo. O mandante do crime é um homem que está preso na carceragem da 15ª SDP (Subdivisão Policial), que teria ordenado a morte por uma mensagem de celular.

Os outros cinco homicídios foram em pouco mais de 25 horas, no mês passado, e vitimaram: André Luiz Tomassevski de Lima, Mizael Padilha, Patrícia Carolina dos Santos Miranda, Patrick Anderson Lopes e Maicon Américo de Lima.

Dos cinco homicídios registrados quatro foram esclarecidos pelas equipes da Delegacia de Homicídios. Conforme a delegada, os crimes no Bairro Santa Cruz, que vitimaram André Luiz Tomassesvski de Oliveira, de 17 anos, e Patrícia Carolina Santos Miranda, de 19, têm ligação.

André foi morto por causa de uma discussão em um grupo de WhatsApp. As duas suspeitas, uma adolescente de 17 anos e Jéssica Daiane foram detidas e, depois do crime, amigos de André foram até a casa de Patrícia, achando que ela teria envolvimento no assassinato, já que era amiga das jovens detidas.

Já as mortes de Mizael Padrilha e Patrick Anderson Lopes também estão relacionadas. Patrick teria matado Mizael porque ele teria envolvimento na morte do pai de Patrick, há três anos. Já a morte de Maicon Américo de Lima, de 17 anos, permanece em investigação. Os dois meses mais tranquilos foram julho, com cindo assassinatos e agosto, com quatro.

(Com informações de Tissiane Merlak)