Cotidiano

Cascavel está com inscrições abertas para processo seletivo de residência médica

Ao todo, oito médicos serão contratados pelo Município

Cascavel está com inscrições abertas para processo seletivo de residência médica

A Secretaria de Saúde de Cascavel está com inscrições abertas ao processo seletivo de residência médica, que contratará oito médicos, na atuação de Medicina da Família e Comunidade. Os profissionais terão 12 horas de aula teórica e mais 48 horas de trabalho prático. A residência tem o período de dois anos e o benefício é no valor de R$ 3.330,43, além de uma bolsa complementar de R$ 3,520,00.

As inscrições devem ser feitas até às 23h59 do dia 21 de dezembro, somente pelo site https://cascavel.atende.net/?pg=subportal&chave=13#!/tipo/pagina/valor/1962. O pagamento deverá ser feito unicamente por meio de boleto bancário impresso até o dia 22 de dezembro.

O processo de seleção será em três etapas: prova escrita, prova prática e entrevista individual, com análise de documentos e currículo. O teste escrito está previsto para ser realizado no dia 25 de janeiro de 2021, das 14h às 18h, em edital que ainda será divulgado. O exame terá 50 questões de múltipla escolha sobre clínica geral, clínica médica, medicina preventiva e social, obstetrícia, ginecologia e pediatria. O início dos trabalhos dos aprovados será no dia 1º de março de 2021.

A residência médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por treinamento em serviço na rede de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel e demais instituições de saúde conveniadas.

De acordo com o coordenador de Residência Médica, o doutor Marcelo Rodrigo Caporal, o programa é uma forma de aprimorar o atendimento integral, tornando o médico apto para atender em todos os ciclos da vida: da criança ao idoso. “É uma residência que procura abordar todos os aspectos do paciente, de maneira integral, não somente o atendimento segmentado. A residência em Cascavel é bem consolidada e referência para outros programas. O médico terá uma boa base clínica e vários campos de cenários de atuação diferentes que resultará em uma boa formação como clínico geral e médica da família”, pontua.