Saúde

Cascavel entra hoje na “corrida” para imunizar as crianças

No dia e horário marcado o pai ou responsável irá até a unidade e depois da vacinação será necessário aguardar pelo menos 20 minutos, de acordo com a recomendação da Anvisa

Cascavel entra hoje na “corrida” para imunizar as crianças

Cascavel – A Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel começa a imunização das crianças com comorbidades e com deficiência de 5 a 11 anos nesta quinta-feira (20) nas unidades básicas de saúde de Cascavel. A vacinação ocorre até sexta-feira (21) quando a Secretaria deve anunciar as regras da próxima semana. Na terça e quarta foi realizado o agendamento da imunização para evitar a aglomeração nas unidades de saúde que farão aplicação das vacinas.

De acordo com o gerente de Atenção à Saúde, Ali Haidar, o agendamento foi necessário para que a secretaria siga as especificações para uma prática segura de aplicação, já que durante o agendamento foram conferidas as carteiras de vacinação, aonde os profissionais verificaram se a criança não tomou outra vacina há menos de 15 dias, única recomendação para não aplicar a dose.

No dia e horário marcado o pai ou responsável irá até a unidade e depois da vacinação será necessário aguardar pelo menos 20 minutos, de acordo com a recomendação da Anvisa. A aplicação será da vacina da Pfizer e em duas doses. Em Cascavel, a expectativa é de vacinar cerca de 26,6 mil crianças. Todas as unidades estarão vacinando das 8h às 16h, exceto as três que são de referência Covid (Santa Cruz, Floresta e Nova Cidade).

O gerente reforçou que é indispensável a apresentação dos documentos para vacinar, principalmente a carteira de vacinação e que não precisa do termo de autorização para as crianças que estiverem com um responsável. Ele alertou que os pais devem ficar atentos as cores dos frascos, já que dos adultos é da cor roxa e das crianças da cor laranja.

Neste dois de vacinação infantil não terá imunização para os adultos, para evitar aglomeração e possíveis erros de imunização. Em boletim diário, a cidade confirmou ontem 1.124 ativos e destes, 403 novos casos.

 

MUDANÇAS

Devido ao aumento de casos de pessoas com sintomas gripais, a Secretaria Municipal de Saúde mudou os atendimentos nas unidades de saúde, que passaram, a partir desta quarta-feira (19), a atender apenas pacientes com esse tipo de queixa. As consultas que são de outras patologias foram canceladas e transferidas para outros dias. Existe ainda o atendimento nas UPAS e no Hospital de Retaguarda, mas apenas para pacientes referenciados.

 

Em Foz e Toledo imunização já começou

 

Em Foz do Iguaçu a vacinação pediátrica foi iniciada ontem (19). Primeiro serão imunizadas as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente. O agendamento deve ser feito pelo site da Prefeitura (vacinacao.pmfi.pr.gov.br) e as doses estão sendo aplicadas em nove unidades de saúde: UBS São João, Sol de Maio, Vila Iolanda, Maracanã, Padre Monti, Profilurb II, Vila C Nova, AKLP e Campos do Iguaçu.

Os pais devem portar documento pessoal com foto, além de documento (RG, CPF e cartão SUS) ou certidão de nascimento da criança, para comprovar o parentesco, e comprovante de endereço. Crianças que não estiverem com o pai e/ou mãe deverão apresentar autorização por escrito (o modelo ficará disponível no site da prefeitura).

Para comprovar a comorbidade, os pais poderão levar exames ou laudos médicos que comprovem a condição. “Os pais e a população devem ficar tranquilos, pois a eficácia da vacina está comprovada, é segura e garante a proteção aos pequenos”, frisou Rosa Maria Jeronymo, secretária de Saúde de Foz. Na cidade, a expectativa é de imunizar mais de 26 mil crianças.

Nesta quarta-feira (19), Foz do Iguaçu registrou 1.168 novos casos de Covid-19 em apenas 24 horas.

 

Toledo

A Secretaria Municipal de Toledo também está imunizando as crianças de 5 a 11 anos, também segue o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde. A aplicação ocorre nas unidades básicas de saúde do Coopagro, Panorama, Europa e no Centro de Saúde.

Em Toledo, a expectativa é de imunizar 13.268 crianças desta faixa etária. É preciso a declaração preenchida por um profissional de saúde, e ainda levar os documentos do pai ou responsável e da criança. Do pai é necessário documento com foto, CPF, comprovante de endereço no nome do responsável legal. Já as crianças devem portar documento com foto, carteira de vacinação, CPF, cartão e SUS. As crianças com deficiência permanente e/ou comorbidades devem levar também a declaração médica disponível no site da Prefeitura de Toledo.

 

Foto: Secom/Toledo