Cotidiano

Cascavel e Santa Tereza dividem as pedras de antigo trecho da BR-163

Há dois anos, Cascavel retirou, sem autorização, material daquele percurso

Cascavel – Os prefeitos de Cascavel, Edgar Bueno, e de Santa Tereza do Oeste, Amarildo Rigolin, assinaram, na terça-feira (15), um termo de cooperação federativa que permite a divisão em partes iguais do material pétreo (pedras), doado pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), de trecho desativado de 1,5 quilômetro da BR-163, em Santa Tereza e próximo ao antigo trevo com a BR-277.

Há pouco mais de dois anos, o Município de Cascavel retirou, sem autorização, material daquele percurso, que se encontra desativado desde a entrega do Contorno Oeste.

À época, o secretário de Obras, Maurício Theodoro, afirmou que a retirada foi pela urgência de consertos e ampliações no aeroporto, devido à chegada de empresários e da Presidente da República, Dilma Rouseff, para o Show Rural.

Edgar disse que o documento de agora ainda será levado a Brasília pelo Dnit.

“Em 15 dias devemos ter resposta definitiva para retirar esse material que vamos usar no acesso ao aeroporto, mas se precisar para outro local é do Município a decisão”.

O superintendente do Dnit, José da Silva Tiago, explicou que o acordo foi possível por um decreto que atribui a possibilidade ao órgão de doar segmentos inservíveis para estados ou municípios.

“Não sei dizer especificamente a quantidade de material, pois depende de uma verificação da espessura e ver o que será utilizado”, afirmou.

Em Santa Tereza, as pedras serão usadas para ruas que ainda não têm asfalto e no Loteamento Malucelli.

(Com informações de Marcelo Machado)