Economia

Cascavel e Foz do Iguaçu são a 7° e 8° cidades mais rápidas do país para abertura de empresas

Ao longo dos anos, as cidades realizaram diversos processos para simplificar e tornar mais prática a vida de empresários da região

Cascavel e Foz do Iguaçu são a 7° e 8° cidades mais rápidas do país para abertura de empresas

O oeste do Paraná conta com duas de suas principais cidades no ranking de maior velocidade na abertura de empresas, segundo o mapa de empresas do Ministério da Economia, divulgado no começo de fevereiro.

De acordo com o relatório, o Paraná é um dos três estados em que o empreendedor leva menos tempo para abrir uma empresa, uma média de 1 dia e 6 horas. Em termos de viabilidade, o Estado tem cinco das dez cidades com menor tempo: Sarandi é destaque nacional, em primeiro lugar, com 53 minutos, em média. Cianorte (4ª), Curitiba (5ª), Cascavel (7ª) e Foz do Iguaçu (8ª) completam a lista. Os outros cinco municípios são paulistas.

Cascavel desburocratizou

As ferramentas de desburocratização criadas nos últimos quatro anos, levaram Cascavel a ser a sétima cidade mais rápidas do Brasil para se abrir uma empresa. O tempo é a soma do prazo de viabilidade (2h20) e registro (9,24). A viabilidade é a autorização de exercer a atividade no local pretendido e o registro na Junta Comercial é a etapa de obtenção do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).

Os números refletem as ações desenvolvidas pelo município consolidando a RedeSim, que permite a abertura de uma empresa praticamente de forma mais veloz e 100% online.

 

Nem precisa de impressão

Hoje, o contador  poder abrir a empresa, gerar um CNPJ, encaminhar todos os documentos e ter todas as licenças sem imprimir um documento sequer. Isso tudo completamente vinculado ao Corpo de Bombeiros, Receita Estadual, Receita Federal e outros órgãos.

“Cascavel vive um novo momento e o poder público precisa criar ferramentas que promovam o desenvolvimento e empreendedorismo. Programas como o Aprova Digital, Alvará Fácil e o Habite-se foram criados justamente para facilitar a vida do empreendedor. O poder público tem que ir à frente, ir ao encontro, facilitar a vida das pessoas, tirar a burocracia, dar oportunidades de geração de emprego e de renda a micro, pequenas, médias e grandes empresas”, afirma o prefeito Leonaldo Paranhos.

Foz do Iguaçu e Sebrae 

Parceria entre a Prefeitura de Foz do Iguaçu e o Sebrae possibilitou a desburocratização dos processos para liberação de alvarás. Sendo a oitava cidade mais rápida do país na abertura de empresas, fora das capitais, possui uma média de 3 horas e 12 minutos para o processo.

Para a secretária da Fazenda, Salete Horst, o resultado é fruto de um trabalho conjunto entre a Prefeitura de Foz do Iguaçu e o Sebrae em programas de incentivo, como é o caso do Destrava Foz, que desburocratizou o processo de abertura de empresas.

“O município está muito orgulhoso deste trabalho que vem sendo realizado desde 2018 com o aval do prefeito Chico Brasileiro. Esse salto foi possível porque a Prefeitura fechou uma parceria importantíssima com o Sebrae, que disponibilizou técnicos para auxiliar no fluxo dos processos, análise e alterações nas legislações. Além disso, tivemos uma grande parceria dos contadores, empresários e também dos servidores das secretarias envolvidas”, pontuou.

Atualmente todo o processo é feito de forma eletrônica, até mesmo para consultas prévias, pelas quais empresários de outras cidades conseguem analisar a disponibilidade de local e a documentação necessária para abertura de empresa. Com as novas tecnologias, foi possível ampliar em 15% o número de empresas abertas em Foz no último ano. Em 2019, foram 2.678 novas inscrições, enquanto 2020 fechou com 3.097 empresas.

 

Destrava Foz

A nova fase do programa Destrava Foz, prevista para as próximas semanas, vai permitir acelerar ainda mais o tempo para abertura de empresas. “Nesta segunda fase está prevista uma simplificação maior quanto à abertura de empresas, mudança no procedimento e uma melhoria na legislação do município. Vai permitir, na prática, que o empresário tenha maior liberdade para empreender, sem deixar de lado as exigências. Facilitará para todas as empresas, seja ela pequena ou grande”, explicou o consultor do Sebrae, Luiz Marcelo Padilha.

 

Fonte: Prefeituras de Cascavel e Foz do Iguaçu