Cotidiano

Cascavel é classificada como a 14ª melhor cidade do Brasil

A análise levou em consideração a evolução de 212 indicadores no período de 10 anos

Cascavel – Cascavel é a 14ª melhor cidade do Brasil segundo ranking inédito divulgado pelo anuário da “Isto É As Melhores Cidades do Brasil”, com os municípios que mais se destacaram em um conjunto de indicadores. No Paraná, Cascavel ocupa o terceiro lugar na classificação geral.

A análise dos dados ocorreu de forma quantitativa e qualitativa e levou em consideração a evolução de 212 indicadores no período de 10 anos, compreendido entre 2004 e 2014.

Para chegar às vencedoras, o anuário avaliou as contas dos 5.570 municípios, dissecadas pela Austin Rating, empresa responsável pelo estudo, elaborado a partir de um índice que mediu as ações no âmbito fiscal, que se refletem no campo econômico e, por sua vez, se propagam nas áreas social e digital.

Os dados compilados são de 2014. Foram utilizados os relatórios enviados pelos municípios à STN (Secretaria do Tesouro Nacional), órgão responsável por receber as informações e fiscalizá-las.

A publicação reconhece a criatividade dos prefeitos, que driblam a falta de recursos federais e ainda conseguem colocar os municípios em posição de destaque. Avaliação comungada pelo prefeito Edgar Bueno, segundo o qual, os municípios têm cada vez mais obrigações desproporcionais às fontes de recursos.

“Em Cascavel, nos últimos anos, temos feito verdadeiros milagres para não parar o Município. A prova de que isso tem dado resultado são os constantes destaques da cidade em rankings como esse da Isto É, de grande credibilidade, que confirma o resultado do esforço que temos feito para manter a casa em dia e o crescimento permanente na saúde, na educação, nas obras e em tantas outras áreas”.

Além da 14ª posição geral no ranking, Cascavel é também 14ª no ranking das grandes cidades ficando à frente inclusive de capitais e grandes centros. Todos os indicadores, a metodologia da pesquisa e as demais cidades avaliadas estão disponíveis no site da Isto É As Melhores Cidades.