Cotidiano

Cascavel é a única cidade entre as cinco maiores do estado com saldo positivo no emprego em todos os meses de 2021

A cidade tem um saldo acumulado de 7.914 empregos formais gerados de janeiro a setembro, segundo dados do Caged. É também a cidade que mais gera emprego a cada 100 mil habitantes

Paraná é líder no ranking nacional de geração de empregos com carteira assinada e diferença é superior a 95% do segundo colocado
Foto: Geraldo Bubniak
Paraná é líder no ranking nacional de geração de empregos com carteira assinada e diferença é superior a 95% do segundo colocado Foto: Geraldo Bubniak

A geração de emprego formal – com carteira assinada – em Cascavel tem apresentado saldo positivo ao longo dos meses. De janeiro a setembro deste ano, em todos os meses, Cascavel apresentou números positivos. Entre as cinco maiores da cidade do Paraná – Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa -, Cascavel é a única com saldo positivo em todos os meses.

 

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, de janeiro a setembro, Cascavel tem um saldo acumulado de 7.914 empregos formais gerados. Os números divulgados ontem mostram que a cidade gerou em setembro 676 postos de trabalho.

Ao longo do ano, o setor de serviços foi o que mais gerou vagas formais com a criação de 2.752 postos de trabalho. Depois aparecem os setores da indústria (2.476), comércio (1.646) e construção civil (1.001).

 

Cascavel é também a cidade que mais gera emprego a cada 100 mil habitantes. Foram criados, ao longo do ano, 2.335 postos de trabalho para cada cem mil habitantes. A cidade que mais se aproximou desses dados foi Maringá, com 2.003 empregos.

 

“Ainda estamos dentro de uma pandemia, mas a soma de esforços faz Cascavel se destacar com indicadores em todas as áreas e na geração de emprego não é diferente. Vamos sair ainda mais fortes dessa crise que o mundo inteiro passou, e ainda está passando. Eu não tenho dúvidas de que em 2022 teremos uma grande explosão de retomada”, avalia o prefeito Paranhos.

 

Vagas no varal

E a oferta de empregos em Cascavel continua em alta, tanto que a Agência do Trabalhador programou duas ações do Vagas no Varal para esta semana. A ação foi uma forma em que a agência encontrou para levar as vagas de empregos para mais perto da população. Mais de 700 vagas para as mais diferentes áreas estarão, literalmente, penduradas em um varal para que o candidato possa consultar aquela que mais encaixa com o seu perfil profissional.

Nesta quinta-feira (28), a ação Vagas no Varal será no bairro Santa Felicidade. Os servidores da agência estarão na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na rua Cabo Clodoaldo Ursulano, nº 1.085, atendendo aos candidatos a emprego das 13h30 às 16h30.

 

Já na sexta-feira (29), o Vagas no Varal será na Paróquia São Francisco de Assis, localizada na Rua Gralha Azul, nº 808, no bairro Guarujá, também das 13h30 às 16h30.

 

Em caso de chuva, as ações serão canceladas.

(secom)