Esportes

Cascavel é a nova base da Canoagem de Velocidade do Brasil

O treinamento é a longo prazo e o foco são os Jogos Olímpicos de 2024

Cascavel é a nova base da Canoagem de Velocidade do Brasil

A manhã ensolarada, pouco vento e temperatura agradável no Lago Municipal de Cascavel foi cenário perfeito para o caiaque feminino da Canoagem Velocidade iniciar os treinos na mais nova base da Equipe Nacional Permanente (PNE). Pouco depois das 9h desta quinta-feira (23), as atletas já estavam na água e remando firme em busca de melhorarem a performance para as competições futuras.

O projeto é uma parceria da Prefeitura de Cascavel e a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), por meio da Lei Agnelo Piva,  através do Projeto encaminhado pela CBCa ao Comitê Olímpico Brasileiro  (COB), parceiro na implantação da nova base.

A raia montada no Lago Municipal conta com estrutura de nível internacional e o espaço será utilizado também pelo Clube de Regatas de Cascavel, o CRC Cascavel, que tem 11 anos de tradição na prática da Canoagem na cidade e já revelou talentos esportivos como Ana Paula Vergutz e Vagner Souta.

Acolhida

Agatha Justino Carvalho veio de São Leopoldo (RS) e disse estar encantada com a recepção que teve em Cascavel, cidade que ela ainda não conhecia. “Gostei da raia, gostei do lugar, gostei do parque, o pessoal aqui é bem receptivo”, disse. Para ela, treinar em Cascavel será uma experiência nova. “Nunca treinei nessa raia e aqui tem condições adversas, que é o vento, que eu também não estou acostumada, então pra mim vai ser um desafio bem novo e estou com uma expectativa bem boa”, avaliou.

A atleta Luana Kamiya Marinho é de Cascavel e destaca que é preciso receber bem as atletas para formar uma grande equipe. “Vamos fazer o máximo para acolher bem elas e poder treinar bem,todo mundo junto, se ajudar e ser uma equipe bem unida”, afirma. Ela disse que é preciso incentivo mútuo entre as atletas diariamente. “O importante é todo do dia estar se motivando, vir treinar e motivar os outros para em um campeonato futuro a gente possa ter bons resultados, dar o melhor e  mostrar o que a gente faz diariamente aqui na água”, avalia.

A equipe é comandada por Beatriz Renata Vergutz, esportista com duas décadas de experiência no esporte, 10 deles como treinadora. “É uma grande oportunidade acompanhada de muita responsabilidade e de muito trabalho. São muitos os desafios, principalmente o de retomar a base do o caiaque feminino em um projeto que tem como objetivos resultados de médio e longo prazo. Qualidade técnica, seriedade, dedicação, aprendizado constante e comprometimento com o desenvolvimento da modalidade são valores norteadores do meu trabalho”, comenta Beatriz.

A aquisição dos equipamentos para a montagem da raia e também do pier foi feita pela Prefeitura Municipal, que também fez a reforma do hangar onde é a sede do clube local (CRC Cascavel) para guardar os barcos. Além da parte estrutural, o Município banca a alimentação, hospedagem completa (aluguel, água, luz e condomínio) e o transporte. Já a treinadora Beatriz Vergutz é mantida por meio de parceria entre o Governo do Estado do Paraná, que faz a cedência dos recursos para a Prefeitura que por fim efetua os pagamentos mensais para a profissional. A Confederação Brasileira de Canoagem fez a montagem da raia, também cedeu os barcos e equipamentos de treinamento, além de arcar com os custos do seguro de vida e os planos de saúde da equipe.

Longo prazo

O treinamento é a longo prazo e o foco são os Jogos Olímpicos de 2024. Os treinos nas EPNs são fundamentais para o desenvolvimento do futuro da canoagem brasileira, um instrumento de organização dos treinamentos que já mostrou sua eficiência comprovada, como o resultado histórico nos  Jogos Olímpicos Rio 2016 com as três medalhas de Isaquias Queiroz e uma do Erlon de Souza e também com o melhor desempenho obtido nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015.

“A gente tem uma equipe que vai permanecer no município por muito tempo, e a gente espera que [a parceria] dure por muitos anos e que cascavel se consolide como celeiro de atletas de alto rendimento”, diz Beatriz.