Cotidiano

Cascavel dribla crise é destaque com aumento de pequenas empresas

Somente este ano já teve 1.075 novas empresas de janeiro a setembro

Cascavel – Considerada por muitos como a Capital do Oeste, Cascavel não apenas se tornou um polo universitário, referência médica ou pela produção do agronegócio, mas também pelo empreendedorismo no Oeste. Recentemente Cascavel também foi destaque nacional no ranking As Melhores Cidades do Brasil, da Revista Isto É, como a 14ª melhor cidade do País e no Paraná ocupa o terceiro lugar geral. 

Seu crescimento e desenvolvimento não se intimidaram no momento de crise em que o Brasil vive hoje. Dados recentes revelam que os cascavelenses estão cada vez mais criativos. Uma prova disso é o Programa Empresa Fácil e Sala do Empresário, que somente este ano já teve 1.075 novas empresas de janeiro a setembro. E desde 2010 já somam 8.150 microempresas individuais que foram abertas no Município.

Entre os setores que mais tiveram procura estão: construção civil, com 24,12%; outros serviços, 23,34%; comércio de roupas, 15,80%; comércio de produtos diversos, 11,69%; alimentícios, 7,96%; sala de estética, 7,44%; fabricação de roupas, 4,68%; e industrias, com 4,97%.

50 marmitas/dia

Há duas semanas o comerciante Márcio Francisco Eleotério, junto com a esposa, deu início a vendas de marmitas no Bairro Cancelli. A abertura do negócio ocorreu em julho passado e o casal já conta com a produção diária de 50 marmitas.

“Minha esposa já fazia ‘empadão’ e tinha bastante procura nas redes sociais. Foi então que tivemos a ideia de regularizar a situação e aumentar a nossa renda. Hoje são 28 clientes fixos e mais 25 que buscam nossas marmitas todos os dias. Levamos todos os documentos necessários e hoje estamos trabalhando no nosso próprio negócio no ramo gastronômico e geramos dois empregos diretos”, destaca.

8.150 empreendedores

O diretor da Sala do Empresário/Empresa Fácil, Sócrates Alves dos Reis, conta que não tem ideia de quanto em valores as microempresas individuais já geraram para o Município, mas com certeza ajuda a fomentar a economia local.

“Não temos esses dados, mas é importante ressaltar que somente nos últimos cinco anos, o Programa Empresa Fácil já ajudou a tirar mais de 8.150 empreendedores da informalidade”, revela.

Cada empresa aberta pode gerar ao ano até R$ 60 mil, ou seja, se todos gerassem esta renda anual, a economia de Cascavel já teria fomentado cerca de R$ 489 mi nos últimos cinco anos.

(Com informações de Eliane Alexandrino)