Agronegócio

Cascavel dá passo à frente com o fortalecimento do Comdersa

Juntas, essas duas instituições passam a compor um organismo só, o Comdersa (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sanidade Animal).

Cascavel dá passo à frente com o fortalecimento do Comdersa

Autoridades municipais e regionais ligadas ao agronegócio participaram na manhã desta quinta-feira (19), na sede do Sindicato Rural de Cascavel, da assembleia de fusão entre duas importantes instituições de apoio a produtores rurais.

Trata-se do Comder (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Cascavel) e do CSA (Conselho de Sanidade Agropecuária).

Juntas, essas duas instituições passam a compor um organismo só, o Comdersa (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sanidade Animal).

De acordo com Antonio Carlos Queiroz, presidente do Comdersa, a unificação das duas entidades ligadas ao agronegócio é fundamental, pois trabalham em comunhão em favor do desenvolvimento do agronegócio, que vivencia uma nova perspectiva.

“Sem sanidade agropecuária, não há controle de alimentos de qualidade. Essa é uma visão de futuro. Produtores e entidades devem estar preparados para essa nova realidade, pois as exigências cada vez mais recaem sobre o produtor”, destaca Queiroz.

Segundo ele, se a região pretende exportar, é preciso estar de acordo com essas necessidades. “A exportação só é possível porque há sanidade agropecuária. Depois que nos tornamos livre da vacinação contra a febre aftosa, conquistamos diversos mercados internacionais, mas novas exigências estão aí. Por isso, precisamos proteger a região, ter capacidade rápida de isolamento e respostas ágeis a eventuais crises”.

A criação do Comdersa, no entanto, não representa a resolução de todos os problemas vivenciados pelo campo. “Estamos apenas dando um importante passo à frente. Há muito trabalho a ser realizado no continuo aprendizado, conscientizado entidades e poder público a caminharmos juntos”.

Para Paulo Orso, presidente do Sindicato Rural de Cascavel, cerca de 90% das propriedades rurais de Cascavel são de pequeno porte. “E as associações são as molas propulsoras destas pequenas empresas, levando o alimento por elas produzido para o mundo. A sanidade animal e vegetal é o nosso maior patrimônio. Por isso, é uma data histórica e vai disseminar o conceito de desenvolvimento rural, aliado a sanidade agropecuária para os demais municípios da região Oeste”.

A reunião contou com as presenças de diversas autoridades, entre elas o vice-presidente de Sanidade Agropecuária do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), Elias Zydek; o chefe do escritório regional da Seab, Manoel Chaves, representantes do IDR, Iapar, Secretaria Municipal de Agricultura e os vereadores Valdecir Alcântara, Soldado Jeferson e Lauri da Silva, entre outros

Assessoria