Política

Cascavel contrata serviço para apurar enxurrada de atestados de professores

Somente em agosto, até as 8h da última segunda-feira, a Semed recebeu mais de 1.100 atestados médicos

Cascavel contrata serviço para apurar enxurrada de atestados de professores

O prefeito Leonaldo Paranhos e a secretária de Educação, Marcia Baldini, assinaram na manhã de ontem (31) sete ordens de serviços, requisição de compras e registros de preços no total de R$ 47.170.443,42 para a rede municipal de educação. A assinatura aconteceu durante a Escola de Governo, que foi comandada por Marcia, que apresentou a prestação de contas das atividades desenvolvidas e dos projetos da Semed (Secretaria Municipal de Educação). Durante o evento, Paranhos também falou sobre o aumento dos atestados médicos que está ocorrendo na Semed.

Somente em agosto, até as 8h da última segunda-feira, a Semed recebeu mais de 1.100 atestados médicos. Cascavel conta com aproximadamente 5 mil servidores na rede municipal de educação, ou seja, numa média geral, seria como se 22% deles tivessem ficado doentes no mês.

Diante da situação, o prefeito Leonaldo Paranhos determinou ao secretário de Planejamento e Gestão, Edson Zorek, que seja contratado um serviço especializado para acompanhar os atestados dos servidores da educação.

De acordo com Paranhos, o número de atestados cresceu consideravelmente durante a pandemia, contudo, esse problema precisa ser resolvido. “Esse planejamento que nós pedimos para ser feito é para ter uma solução rápida desse o problema que enfrentamos. Nós não podemos olhar para esse problema e não resolvê-lo; temos que enfrentar. Por isso eu quero esse diagnóstico, primeiro para saber por que a pessoa está com atestado e quais os cuidados nós temos que ter com esse servidor. Resumindo: eu quero trazê-lo de volta com saúde e com qualidade”, explica.

Segundo o prefeito, o alto número de atestados acaba sobrecarregando os demais funcionários e prejudicando a prestação do serviço. “Isso nos impede de ter um serviço como aquele que nós queremos, porque nós precisamos, por exemplo, trazer todas as crianças de volta [à escola]. Para trazer criança, precisa do trabalho fabuloso do servidor da educação e, com 25% fora da estrutura escolar, nós teremos o serviço menos eficiente daquilo que é preciso”, complementa.

Segundo a secretária Marcia Baldini, os atestados são de um até três meses de afastamento.

Além da contratação da empresa para apurar os atestados médicos, Paranhos também determinou que seja realizado um censo para verificar a exata quantidade de servidores e onde eles estão trabalhando. “Determinei um censo completo para os 10 mil servidores da prefeitura para saber onde estão trabalhando, aqueles que prestam serviços em outras instâncias, em outros governos, aqueles que estão se aposentando… Nós precisamos disso também”, avalia.