Cotidiano

Cascavel confirma 1º caso de dengue

Boletim da Sesa (Secretaria Estadual da Saúde), divulgado no fim da tarde de ontem, confirmou o primeiro caso autóctone de dengue em Cascavel referente ao novo período epidemiológico da doença, iniciado em agosto. A Secretaria de Saúde não informou dados do paciente nem seu estado de saúde até o fechamento desta edição.

Por enquanto, este é o único caso registrado entre os 25 municípios da 10ª Regional de Saúde. Cascavel tem ainda 19 notificações que aguardam o resultado de exames. Já na regional, há ainda suspeitas em Catanduvas (2), Céu Azul (1), Corbélia (1), Jesuítas (2), Nova Aurora (2), Três Barras do Paraná (2) e Vera Cruz do Oeste (5).

Ainda segundo o boletim estadual, Cascavel está na lista dos municípios com maior incidência de dengue. Com ele, outras sete cidades paranaenses integram o ranking, duas delas da região: Toledo e Marechal Cândido Rondon.

Zika e chikungunya

A circulação do vírus da zika e da febre chikungunya também é monitorada pela Sesa. Conforme o boletim, até o momento foram registradas 14 notificações de zika e quatro de chikungunya em Cascavel. O município não confirmou casos positivos das doenças, que também são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.