Esportes

Cascavel começa decidir vaga nas quartas, na Série D e Copa do Brasil

O técnico Tcheco avalia que será um confronto equilibrado, tendo em vista que as equipes terminaram na 4ª e 5ª colocação

Cascavel começa decidir vaga nas quartas, na Série D e Copa do Brasil

 

Cascavel – O Cascavel terá uma sequência de jogos decisivos nos próximos dias, tanto pelo Campeonato Paranaense, quanto pela Copa do Brasil. A primeira batalha será neste sábado (12), às 18h30, no Estádio Olímpico Regional.  A Serpente Aurinegra recebe o Maringá no jogo de ida das quartas de final do Campeonato Paranaense. O confronto da volta, fora de casa, está marcado para o dia 20, no Estádio Willie Davids.

O técnico Tcheco avalia que será um confronto equilibrado, tendo em vista que as equipes terminaram na 4ª e 5ª colocação. “O Maringá é uma equipe muito forte, entendemos que não tem favorito. Para esse primeiro jogo contamos muito com a presença do torcedor. É uma definição de calendário para o próximo ano muito importante para o clube”, disse o treinador.

Além da vaga na semifinal, a Serpente também disputa as classificações para a Série D e a Copa do Brasil de 2023. Ou seja, o duelo coloca o calendário da próxima temporada para as duas equipes em jogo.

 

SUPERAÇÃO

Caso não supere o time da Cidade Canção no “Mata-mata” e avance para as quartas do Paranaense, o Cascavel vai ficar de fora da Copa do Brasil e do Brasileiro da Série D em 2023. Na pior das hipóteses, caso não avance no estadual, a Serpente ainda pode buscar o Brasileiro em 2023 com uma campanha história na Série D de 2022.

Vale lembrar ainda que o time do técnico Tcheco ainda não conseguiu superar o Maringá nesta temporada. Nos dois confrontos foram duas derrotas, uma em jogo-treino (2×1) e outra na 10ª rodada do Paranaense (1×0).

Entre estes dois desafios pelo Estadual, o Cascavel ainda terá a partida decisiva pela segunda fase da Copa do Brasil, na quarta-feira (16). O time vai enfrentar o Tocantinópolis, no interior do Tocantins, que fica há mais de 2.600 km de distância. “Nos preparamos para esses momentos. O grupo está se acostumando com esses desafios. É isso que faz todo mundo crescer na história”, garante Tcheco.

 

FORÇA DO ELENCO

O elenco do Cascavel tem mostrado sua força, principalmente em jogos em casa, no Estádio Olímpico Regional. O técnico Tcheco tem usado aproveitado todo o plantel, com várias alterações durante os jogos. E a aposta tem dado bons resultados, uma vez que os jogadores que estão entrando ou recebem a oportunidade de saírem jogando como titular têm aproveitado bem a chance de mostrar trabalho.

Foi assim na primeira fase do Paranaense. Na 2ª rodada, o atacante Samuel marcou um dos gols na vitória por 2 a 1 sobre o União. Já pela 5ª rodada, contra o Londrina, o atacante Vinícius Balotelli precisou de apenas 15 minutos em campo para decretar a vitória aurinegra.

Na 6ª rodada, contra o Paraná, foi a vez do lateral Mikael Doka chamar a responsabilidade ao marcar um golaço de falta. E na 8ª rodada, o atacante Carlos Henrique saiu do banco para garantir a classificação antecipada na vitória sobre o São Joseense.

 

Foto: Daniel Malucelli/Cascavel

 

———————

 

Com novidades, Tite convoca seleção para as Eliminatórias

Brasil – O técnico Tite anunciou sexta-feira (11), a lista de jogadores convocados para defender a Seleção Brasileira nas últimas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar, no final deste ano.

Os convocados foram os goleiros Alisson, Ederson e Weverton; os laterais Dani Alves, Danilo, Alex Telles e Guilherme Arana; os zagueiros Eder Militão, Gabriel Magalhães, Marquinhos e Thiago Silva; os meias Arthur, Bruno Guimarães, Casemiro, Fabinho, Fred, Lucas Paquetá e Philippe Coutinho; e os atacantes Antony, Gabriel Martinelli, Neymar, Raphinha, Richarlison, Rodrygo e Vinícius Junior.

Os laterais Emerson Royal e Alex Sandro, o volante Gerson, o meia Everton Ribeiro e os atacantes Gabriel Jesus, Gabriel Barbosa e Matheus Cunha são as ausências na comparação com a lista anterior. As novidades da lista foram o atacante Gabriel Martinelli, do Arsenal, os laterais Danilo e Guilherme Arana, o meia Arthur (que não era chamado há mais de um ano) e o retorno dos atacantes Richarlison e Neymar, que voltam após lesão.

Os 25 atletas defenderão o Brasil nas partidas contra Chile e Bolívia, pelas próximas rodadas da competição. A Seleção Brasileira enfrenta o Chile no dia 24 de março, no Maracanã, e encara a Bolívia, no dia 29, em La Paz.

Líder nas Eliminatórias com 39 pontos, o Brasil já está classificado para a Copa do Mundo.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

 

————————-

 

Copa Brasil de Cross Country será realizada neste domingo

 

Serra (ES) – A Copa Brasil de Cross Country, que será disputada neste domingo (13), na cidade capixaba de Serra, qualificará os integrantes da seleção brasileira para o Sul-Americano e o Pan-Americano da modalidade, no dia 27 de março, também em Serra.

A competição reunirá 511 atletas, entre federados e não federados, da categoria Sub-12 até o adulto num percurso a ser montado no Condomínio Alphaville Jacuhy, na Rodovia do Contorno, km 278 (BR-101). Os federados vão lutar pelas seis vagas por categoria e gênero para o Pan-Americano.

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a competição terá uma disputa acirrada no feminino. Uma das favoritas é a paranaense Tatiane Raquel da Silva, que em 2021 venceu o Troféu Brasil, em São Paulo, e sagrou-se campeã sul-americana nos 3.000 metros com obstáculos, em Guayaquil, no Equador.

No masculino, a atração é Gilberto Silvestre Lopes, que tentará o sétimo título da categoria adulta da Copa Brasil de Cross Country. Nascido a 30 de maio de 1989, na cidade mineira de São Miguel do Anta, onde vive e treina, Gilberto atualmente é treinado pelo canadense Gary Westgate.

 

————————-

Superliga B: Araçatuba busca um lugar no G-4

 

A disputa por um lugar nas semifinais da Superliga B 2022 entra na reta final. Na competição masculina, o Vôlei Futuro Araçatuba (SP) tem como um de seus trunfos a experiência internacional do técnico Ângelo Vercesi que, em 14 anos, acumula passagens por Itália, Turquia, Azerbaijão, Croácia e Belarus.

A equipe paulista enfrenta hoje o Cafévasconcelos/Araguari/Ubevôlei (MG), às 19h, no ginásio General Rubens Mário, em Araguari (MG), em confronto direto por um lugar no G-4.

Na Superliga B, os times disputam um turno único no qual todos se enfrentam. Os quatro melhores avançam para as semifinais; e os finalistas garantem acesso à elite do voleibol nacional.

O Vôlei Futuro é o sexto colocado com 10 pontos, um a menos que o oponente desta rodada, que está na quarta posição. A equipe de Araçatuba tem quatro vitórias em sete partidas, todos os triunfos em casa. Nesta semana o desafio é quebrar o jejum como visitante.