Cotidiano

Cascavel chega a 579 casos de dengue

Comportamento das notificações registrado por semana epidemiológica, da 1ª à 19ª semana de 2019

A Secretaria de Saúde divulgou ontem os dados atualizados da dengue em Cascavel. Até o dia 14 de maio, o Município há havia confirmado 579 casos da doença. São 2.293 notificações, com 520 casos descartados e outros 1.192 aguardando resultado. Três pessoas faleceram vítimas da doença na cidade.

Do total de casos positivos, 97 foram confirmados após avaliação clínica epidemiológica, pois são casos notificados em que o paciente não realizou a coleta de exames.

A diretora da Vigilância em Saúde, Beatriz Tambosi, explica que, nessas situações, a partir dos dados clínicos (sinais e sintomas), somados aos dados do endereço do paciente – LirAa da localidade, número de casos já positivados – a Vigilância Epidemiológica encerra o caso por esse critério.

Redução

Neste último boletim percebe-se que nas últimas três semanas houve redução de casos notificados. “Podemos considerar essa queda já como resultado do Mutirão de Limpeza que vem ocorrendo desde 11 de abril em nossa cidade”, explica Beatriz.

Segundo ela, apesar da diminuição dos casos notificados, ainda há muitos exames para serem coletados e outros à espera de resultados, o que significa que deve haver aumento de casos positivos.

A diretora alerta que, apesar da queda na temperatura, os cuidados com o Aedes aegypti não podem parar. Em inspeção realizada esta semana, agentes comunitários de saúde encontraram larvas do mosquito dentro de residências. “Aquela checagem semanal do quintal e da residência para eliminação de focos do Aedes deve permanecer mesmo durante o período de temperaturas mais amenas”, orienta Beatriz Tambosi.