Cotidiano

Cascavel certifica indústria

Município que continuou liderando a geração de empregos no Paraná no mês de maio, Cascavel certificou ontem mais uma indústria de alimentos no Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), que faz parte do Suasa (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária) que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir segurança alimentar.

Com isso, a Gimores Alimentos, instalada no Bairro São Cristóvão, pode ultrapassar os limites do território municipal e expandir o comércio para todo o País, conforme destacaram o prefeito Leonaldo Paranhos e o secretário de Agricultura, Agassiz Linhares Neto, que entregaram a certificação nesta manhã aos proprietários junto com a equipe de técnicos da Seagri.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, João Alberto Soares de Andrade, também participou do ato. "Nossa cidade segue na contramão da crise e da realidade de muitos municípios, porque é organizada. Temos avançado e crescido em vários setores e este, é um deles. Esta empresa, por exemplo, está levando o nome da cidade a vários cantos do Brasil, gerando emprego e renda", enfatizou Paranhos.

De acordo com o médico veterinário responsável pela certificação, João Carlos Koehler, da Secretaria de Agricultura, desde o ano de 2017 todas as empresas que produzem e comercializam produtos de origem animal precisam contar com o registro no Serviço de Inspeção. Até então, a indústria, por exemplo, não precisava deste certificado, mas visando à expansão de mercado, foi a primeira de Cascavel a buscar a regularização, adequando as instalações físicas da indústria de acordo com as normas vigente.

Oito certificações

Hoje Cascavel conta com oito indústrias certificadas no Sisbi, três certificadas a partir de 2017, e 90 no SIM (Serviço de Inspeção Municipal), que garante a certificação para quem comercializa no âmbito do Município. Nossa cidade foi a primeira do Estado, ainda em 2011, a oferecer o Serviço, “condição que poucos municípios o Brasil tem”, segundo Agassiz. "Trabalhamos para agilizar este processo junto ao Ministério da Agricultura, acompanhando toda a adequação das indústrias, para que os empresários tenham a condição de oferecer produtos de qualidade no mercado nacional", destacou o secretário.