Saúde

Cascavel apresenta ações de enfrentamento à covid para o Brasil

Eram apenas 54 leitos em fevereiro de 2020, e foram abertos 112 novos leitos de UTI adulto ao longo da pandemia

Cascavel apresenta ações de enfrentamento à covid para o Brasil

As ações de enfrentamento à pandemia em Cascavel têm servido de referência para municípios de todo o Brasil. Nessa sexta-feira (21), o chefe de Gabinete, Thiago Stefanello, participou de uma reunião virtual da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), representando o prefeito Leonaldo Paranhos. Stefanello apresentou ao Brasil a experiência da vacinação e da testagem dos professores, que permitiu o retorno às aulas na rede municipal de ensino.

Stefanello mostrou aos prefeitos o avanço que levou Cascavel a 90% de cobertura da atenção básica, e teve uma expansão considerável de leitos de UTI adulto pelo SUS.

“Eram apenas 54 leitos em fevereiro de 2020, e foram abertos 112 novos leitos de UTI adulto ao longo da pandemia. O Município tem hoje 97% de pacientes confirmados recuperados e 2% de taxa de letalidade, os melhores indicadores das maiores cidades do Paraná. A experiência de vacinação por Cmeis e escolas, conforme os indicadores de incidência da covid-19, tem se demonstrado muito eficiente, pois garante o retorno às aulas com maior segurança, já que a unidade escolar por completo está vacinada. Levamos essa experiência e exemplo ao Brasil por convite da Frente Nacional de Prefeitos”, destaca Stefanello.

O encontro virtual, que teve como tema “Como sua cidade pode planejar ações de enfrentamento à covid-19”, trouxe também a experiência de Campinas com indicadores de avaliação e monitoramento na pandemia.