Cotidiano

Cascavel aposta na educação e comportamento individual

Em Cascavel, a programação oficial da Semana Nacional de Trânsito tem foco voltado para os elevados índices de óbitos, acidentes e pessoas com sequelas em leitos hospitalares, vítimas da imprudência e do mau uso do trânsito. Por conta disso, o prefeito Leonaldo Paranhos convocou a cidade para um momento de reflexão sobre o que queremos e como estamos contribuindo para o atual cenário.

A ideia é que todos analisem e repensem atitudes simples e responsáveis no dia a dia, adotando hábitos que tragam mais respeito e humanidade para a via pública, como nos incumbe o lema da semana, afinal, “No Trânsito, a sua responsabilidade salva vidas”.

“Estamos empenhados em proporcionar à nossa cidade um trânsito melhor, mas vale à pena fazer uma reflexão, pois a semana nacional é para isso. É preciso analisar as medidas oficiais sim, o que estamos fazendo para melhorar a infraestrutura e a mobilidade da população, contudo, é o nosso comportamento individual, de cada morador desta cidade, independente se é pedestre ou se está com num veículo, que fará a diferença”, disse o prefeito.

 

Trabalho integrado

A presidente da Transitar, Simoni Soares, deu destaque ao importante trabalho periódico e integrado de todos os órgãos que compõem o trânsito em Cascavel, junto com as demais secretarias municipais relacionadas, principalmente de saúde, que estão atuando com o mesmo objetivo de aumentar a segurança viária e preservar a vida. “Nós tratamos o trânsito como segurança viária, onde todos participam dele. A fiscalização é parte do tripé engenharia, educação e fiscalização -, e tem caráter pedagógico, necessário quando as ações educativas não são absorvidas pelos condutores, sendo que o objetivo do Órgão Municipal de Trânsito é a mudança cultural e comportamental dos usuários da via pública”, completou.