Cotidiano

Casamentos luxuosos da Índia poderão ter que pagar 10% ao Estado

64709948_An Indian bride whose hands have been decorated with henna waits during a mass-wedding.jpg

NOVA DÉLI ? Os casamentos indianos extravagantes, realizados em palácios, com elefantes, banquetes e grupos de dança estrangeiros, estão na mira de um novo projeto de lei que pretende taxar essas festas a links Índia fim de financiar parte dos casamentos da população mais pobre da Índia.

Indignada com a quantidade de dinheiro desperdiçada nessas cerimônias luxuosas, a parlamentar Ranjeet Ranjan, do Partido do Congresso ? de oposição ao governo ?, criou o projeto de lei e pede sua aprovação no Parlamento, o que só será avaliado a partir de 9 de março, quando o recesso de sessões termina.

A proposta exige que cada casamento com um orçamento superior a 500 mil rúpias ? o equivalente a R$ 23 mil ? repasse ao Estado 10% de comissão para financiar o casamento de pessoas de classes mais baixas. Isso porque grande parte da população indiana tem a tradição de investir as poupanças de toda uma vida no casamento de seus filhos. É como uma obrigação social de expor a todo o custo prosperidade e sucesso. E muitas famílias mais pobres chegam a se arruinar para tentar responder às expectativas sociais.

64914580_FILES This file photograph taken on January 29 2014 shows an Indian worker as he decora.jpg? Nestes tempos, casamentos consistem apenas em exibição de dinheiro. Por que as famílias pobres teriam de se sentir obrigadas a gastar tanto? ? disse à Ranjeet Ranjan à agência de notícias “AFP”.

Uma família de classe alta urbana da Índia pode gastar até mais de R$ 200 mil nessas celebrações.