Cotidiano

Casamento Coletivo registra sua última etapa com a união de 26 casais

 Ao todo, 75 casais passaram pelo tapete vermelho do Casamento Coletivo neste mês de maio

A Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Política para Mulheres, realizou o casamento coletivo e foi dividido em três etapas, a primeira no dia 12 e a segunda no 19. Uma Oficina para Noivos e Noivas, foi ministrada pela Secretaria de Políticas para Mulheres que explicou sobre os direitos e responsabilidades enquanto casados.

No último sábado (26), no Centro Cultural Ondy Niederauer, na Vila Pioneiro, 26 casais realizaram o sonho de estarem casados no “papel”. O tão aguardado “Sim”, teve como testemunhas, familiares e representantes do judiciário, legislativo e poder executivo. A cerimônia foi realizada pelo juiz de direito, Rodrigo Dias e pela juíza Denise Melo Krüger, que destacaram a importância da união e o trabalho do Centro Judiciário de Solução e Conflitos e Cidadania (Cejusc). Os representantes do judiciário ainda destacaram a importância do respeito e compreensão para uma  em casal.

A secretária de Política para Mulheres, Marisa Cardoso, avaliou o evento como positivo. Além disso, destacou a importância deste momento para os casais. “A cada ano o evento tem tomado mais força. Os munícipes que estão juntos, sem as devidas documentações, percebem que é uma forma a mais de ter acesso a legitimação. Por isso, oferecemos um dia organizado com músicas, decoração, o local e  equipes disponíveis para possíveis dúvidas. É um momento alegre para todos que participam”, finaliza Marisa.

Amor: Espera e união

Para alguns, o casamento é somente uma burocrática de união entre duas pessoas. Já para outros, é significado de consolidação de um sentimento muito importante. O amor. Juntos há 22 anos, moradores do Jardim Europa, Dirceu Gonçalves, 79 anos, e Adirce Barbosa, 66 anos, decidiram trocar alianças durante o Casamento Coletivo no sábado (26). “Esse é um momento de felicidade para mim e para minha esposa. Estamos juntos há muito tempo e só agora conseguimos oficializar tudo isso. A prefeitura, por meio deste evento, demonstra que tem interesse nas pessoas da cidade”, afirma Dirceu. Os irmãos, Junior Noll e Jaqueline Noll, que trabalham juntos na Cozinha Social do município, resolveram casar no mesmo dia. Junior se casou com Karina Pereira e Jaqueline com Rafael Marques. De acordo com Jaqueline, a oportunidade apareceu e os dois decidiram fazer isso. “Esse é um contrato que fortalece a união. E nada melhor do que fazer isso acompanhada de uma pessoa tão especial. Agora somos dois casais, juntos e oficializados”, pontuou.