Cotidiano

Casa Pop em novo endereço

O prefeito Leonaldo Paranhos e o secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Júnior, apresentam hoje, às 16 horas, a nova Casa POP de Cascavel. A casa de passagem para a população em situação de rua passa a atender na Rua Clodoaldo Ursulano, 1.597, no Bairro Santa Felicidade, em imóvel locado, dobrando a capacidade de atendimento, num espaço muito maior, que possibilitará também atender a artistas de rua no período noturno e indígenas.

O antigo noviciado franciscano tem mais de 600 m² de área construída, além de uma vasta área destinada a ajardinamento e horta. Dos atuais 25 acolhidos de ambos os sexos, todos acima de 18 anos, poderá chegar a até 50.

Além do acolhimento provisório, o projeto busca a reinserção de pessoas em situação de rua ao mercado de trabalho. Uma das oportunidades ofertadas aos moradores da Casa POP é o ConstRua Cidadão, projeto que oportuniza aos acolhidos a realização de atividades laborais e cursos profissionalizantes, também lançado este ano pela atual administração. Para ser acolhido, a pessoa precisa atender às regras e horário e higiene da casa.

Programações

O local tem condições, ainda, de promover o acesso a programações culturais, de lazer, de esportes e ocupacionais, além de contribuir para a prevenção do agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos, oferecendo aos acolhidos condições para que desenvolvam independência e autocuidado, promovendo acesso à rede de qualificação e requalificação profissional, com vistas à inclusão produtiva.