Cotidiano

Casa para abrigar LGBTs expulsos pela família é inaugurada em SP

casa 1.jpgSÃO PAULO – Em junho do ano passado, o jornalista Iran Giusti, de 27 anos, fez um post em sua rede social oferecendo a própria casa para abrigar gays, lésbicas, travestis e transexuais expulsos de casa pela família. Como em poucas horas dezenas de pessoas já haviam pedido sua ajuda, ele decidiu criar uma república de acolhimento para o público LGBT. E assim nasceu a Casa 1, inaugurada na última quarta-feira em São Paulo.

– Percebi que era uma necessidade muito maior, precisávamos de um trabalho mais desenvolvido em relação a isso – explicou Giusti.

Fruto de um financiamento coletivo que arrecadou R$ 112 mil das mãos de 1.048 colaboradores em pouco mais de um mês, o local funciona em um sobrado na Bela Vista, região central de São Paulo, e tem capacidade para abrigar 12 pessoas confortavelmente – se necessário, cabem até 20, conta o idealizador do projeto.

Por enquanto, Giusti é quem banca as despesas básicas, mas o objetivo é que o centro cultural que também funciona ali consiga suprir as demandas da casa.

– Serão oferecidos cursos, palestras, workshops e a ideia é que a gente também faça parcerias – conta ele.

Para morar na casa, é necessário ser maior de 18 anos e ter sido expulso de casa por ser LGBT, ou estar em situação de extrema violência psicológica. Não há custo para quem se abriga no local – as vagas são temporárias e duram até três meses. Com o apoio de voluntários, o espaço também oferece apoio psicológico, médico e orientação profissional.