Cotidiano

Casa é projetada para respeitar e aproveitar a paisagem

RIO – A arquiteta Andrea Chicharo ajudou seus clientes desde o início na compra do terreno num condomínio em Araras, que foi escolhido por causa da vista. A casa tem 700m² e foi projetada em blocos de diferentes níveis, de modo que, de qualquer uma das cinco suítes ou da área social, a paisagem possa ser desfrutada.

Com estrutura de aço corten e fachada de pedra-madeira, materiais muito usados hoje em dia, a casa foi feita entre duas árvores, da espécie Jacaré, que existem no terreno. No segundo andar, ficam três quartos e, no primeiro, a área social, com portas que podem ser embutidas na parede e que integram todos os ambientes.

— Apesar disso, se houver grupos distintos na casa, os que estão na piscina ou na churrasqueira não atrapalham quem quiser assistir TV — conta a arquiteta, que mistura na decoração móveis rústicos e peças de design, com destaque para a estante Clip, vermelha, de Jader Almeida.

No teto, Andrea usou uma cobertura de pau de enxada que deixa passar a luz natural. Sobre ela, há uma cobertura de vidro para que as áreas abertas possam ser usadas o tempo todo. A cozinha abandona o clima rústico e é colorida: tem piso de ladrilho hidráulico e armários amarelos da Favo. A mesma cor aparece nas cadeiras da mesinha. Já o piso dos quartos é de madeira para aquecer. O paisagismo ficou a cargo de Daniela Infante.