Cotidiano

Casa de diferentes histórias

Pessoas com diferentes histórias e um objetivo em comum: conseguir superar o passado e construir uma nova vida.

Elas convivem na Casa Pop – Unidade de Acolhimento Institucional da prefeitura de Cascavel –, que desde o fim do ano passado passou a atender na nova sede, no Bairro Santa Felicidade.

Atualmente existem 37 pessoas acolhidas na instituição e entre elas, há quem espere por meio do diálogo uma oportunidade de mudança.

É o caso de Vanderlei Vieira de Carvalho, de 48 anos, que logo completará um ano de permanência na Casa Pop.

Por conta do vício com drogas, ele cometeu um crime que lhe custou a liberdade. “Cometi um assalto, pois era dependente”, relata.

Ele reconhece o erro e não esconde o fato de ter cumprido pena. “Fiquei detido por mais de um ano e também usei tornozeleira eletrônica”, afirma Carvalho.

Para o restante do cumprimento da pena, ele tem o compromisso de assinar termo no Fórum por mais alguns anos.

O maior desejo do acolhido é conquistar a plena liberdade e poder ter vida própria, em um novo lar.

Experiência profissional

Mesmo com extensa experiência profissional comprovada na carteira de trabalho, incluindo concurso público e até mesmo qualificação em curso de panificação, Vanderlei não consegue colocação no mercado de trabalho.

“Passei por todas as etapas para trabalhar em uma cooperativa e mesmo assim não fui chamado”, comenta.

Emprego

Ele garante que a permanência na Casa Pop fez com que superasse todas as dificuldades do passado e pede ajuda para conseguir um emprego. “Estou há um ano sem usar drogas e o que mais quero é seguir em frente, sem precisar viver aqui e tirar o lugar de outras pessoas que precisam”, ressalta.