Política

Casa Civil descentraliza poder e se volta ao interior

Curitiba – Após uma semana da nomeação ao cargo de chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico (PP) publicou o primeiro decreto com sua assinatura no Diário Oficial do Estado. O documento aumenta sete vagas de representantes dos Núcleos Regionais da Casa Civil. Até então eram 12 e agora serão 19. A medida vai ao encontro do discurso de Cida Borghetti (PP), que assumiu o compromisso de descentralizar o governo e aproximar o Palácio do Iguaçu dos cidadãos paranaenses.

Passam a ter representantes regionais os municípios de Paranaguá, Ponta Grossa, Paranavaí, Guarapuava, Pato Branco, Imbituva e Toledo – cidade-sede de Sperafico, deputado federal por seis mandatos consecutivos. Sem interesse em disputar o pleito novamente, ele assumiu a chefia da Casa Civil neste ano.

Na cidade toledana, quem assume o cargo será Jucerlei Sotoriva (PP), o Juce, ex-prefeito de Santa Helena. Já para as demais regiões os nomes ainda estão sendo analisados e devem ser divulgados nos próximos dias.

O chefe da Casa Civil garante que as nomeações tendem a facilitar o contato com as regiões: “Esses representantes trarão as demandas regionais a Curitiba e as levarão também. Essa medida aproxima o governo do Estado do interior. Faz com que as ações cheguem mais rápido”.

Ele defende que a medida representa economia aos cofres do Palácio do Iguaçu: “Assim há uma redução das viagens de prefeitos até Curitiba, pois os representantes trazem as demandas”.

Mudanças?

Com o governo agora nas mãos do Partido Progressista, a expectativa é de que os nomeados pelo ex-governador tucano Beto Richa, pré-candidato ao Senado, sejam exonerados. O próprio governo confirma “mudanças” nos núcleos regionais da Casa Civil a partir da próxima semana, mas não adianta nomes.

Já contavam com Núcleos Regionais da Casa Civil: Apucarana (sem nomeação), Cascavel (Eliezer José Fontana), Cianorte (Aparecido Barros da Silva), Cornélio Procópio (Mauricio Reis Koch), Foz do Iguaçu (antes mantida por Phelipe Abib Mansur, que pediu exoneração para lançar pré-candidatura a deputado estadual), Irati (sem nomeação), Ivaiporã (Moisés José de Andrade), Jacarezinho (Nilton de Sordi Júnior), Londrina (Victor Hugo Boselli Dantas), Maringá (João Carvalho Pinto), Umuarama (Vitor Manoel Alcobia Leitão) e União da Vitória (Jorge Roiko).

O cargo tem por atribuição a execução das atividades da Casa Civil, integrando demais órgãos da administração, conforme as características e necessidades regionais, coletar informações, acompanhar serviços públicos e verificar o desempenho da administração.

Buscamos uma base sólida, diz Sperafico

Há uma semana no cargo, Dilceu Sperafico já aponta os primeiros trabalhos desenvolvidos. Entre eles, a articulação com os deputados para facilitar a aprovação de proposituras encaminhadas pelo governo do Estado. “Buscamos uma base sólida na Assembleia Legislativa para as votações”, explica.

A preocupação é com o tempo: três meses antes da disputa nas urnas, em 7 de outubro, os governadores ficam impedidos de realizar transferências aos municípios e contratar publicidade. Esses gastos poderão ser feitos até 6 de julho, ou seja, resta pouco mais de dois meses para desenvolver as atividades pensadas e propostas por Cida Borghetti. “O período é curto. Mas vamos agilizar o trabalho. Já temos várias assinaturas de convênios em microrregiões”, diz Sperafico.