Cotidiano

Casa Branca: Trump não deveria buscar vingança política

WASHINGTON – Depois de o presidente Barack Obama elogiar a disposição do presidente eleito, Donald Trump, em buscar um discurso de união, a Casa Branca advertiu o republicano a não utilizar o poder para tentar prejudicar rivais. O comentário fez referência indireta à sugestão de Trump durante um debate que, em seu governo, a rival Hillary Clinton poderia ser presa pelo já encerrado escândalo do uso indevido de e-mails pessoais quando secretária de Estado.

? Temos uma longa tradição neste país, na qual as pessoas no poder não usam a Justiça criminal para igualar uma vingança política. O presidente tem fé que isso continue ? disse o porta-voz Josh Earnest.

Numa coletiva de imprensa, Earnest, acrescentou que Obama quer auxiliar Trump em um caminho comum pelo bem do país ? eles se encontrarão em breve.

? O presidente Obama está comprometido com uma transição efetiva que ajude o presidente eleito Trump e sua equipe a acelerar o atual status da política norte-americana, incluindo a política externa.

Obama elogiou a postura conciliatória do rival no discurso de vitória.

? Não é segredo que o presidente eleito e eu temos diferenças significativas. Mas eu instruí minha equipe a garantir que esta seja uma transição de poder bem sucedida e pacífica. Devemos nos esforçar para unir e guiar o país. Esta é uma das marcas da nossa democracia e, nos próximos meses, vamos mostrar isso ao mundo ? disse Obama. ? Estamos todos torcendo pelo sucesso de Trump.

Além disso, ele elogiou Hillary Clinton e disse que falou com a sua aliada assim que o resultado da derrota foi confirmado. Ele elogiou sua longa carreira política, sobretudo como secretária de Estado em seu governo, e disse que não poderia estar mais orgulhoso da democrata.

? Tenho orgulho de Hillary. Ela não poderia ter sido uma secretária de Estado melhor do que foi.

Em seguida, Obama contou sobre a sua conversa pelo telefone desta manhã com o seu futuro sucessor. Na ligação, ele convidou o republicano para uma reunião na quinta-feira na Casa Branca. Ele disse que os dois conversaram sobre a necessidade de unir o país ? depois de as urnas terem mostrado que os EUA são, hoje, uma nação expressivamente dividida.

? O país precisa de unidade, inclusão, respeito pelas instituições, Estado de direito e respeito uns pelos outros. Espero que ele mantenha este espírito nesta transição e que seja assim que a sua Presidência possa começar ? afirmou. ? Antes de tudo, somos americanos. Antes de tudo, somos patriotas. Todos queremos o melhor para este país. É o que ouvi do discurso de Trump. É o que ouvi quando falei pessoalmente com ele. Eu me senti animado com isso. obama