Cotidiano

Casa Branca admite não conseguir fechar Guantánamo a tempo

150444_10_years_of_Guantanamo_-_Close_Guantanamo_Now_.jpgWASHINGTON ? A Casa Branca admitiu nesta terça-feira que o centro de detenção de Guantánamo, em Cuba, ainda estará aberto quando o presidente Barack Obama deixar o cargo, admitindo que uma promessa de campanha não será cumprida. Por outro lado, o governo acredita que transferirá ainda mais presos na semana derradeira no poder.

Funcionários do governo insistiram que o presidente continuava trabalhando para fechar a instalação, mesmo quando ficou óbvio que já não seria possível por razões práticas antes de o presidente eleito Donald Trump assumir o cargo na sexta-feira. O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, disse a repórteres que o governo determinou que isso não aconteceria quando eles perceberam que não tinham tempo suficiente para cumprir o prazo de 30 dias para notificar o Congresso antes da transferência de um detido.

“Neste momento, eu não prevejo que teremos sucesso nessa meta de fechar a prisão”, disse Earnest. “Mas não é por falta de tentativa.”

No fim de semana, os EUA transferiram 10 detidos de baixo nível de Guantánamo para Omã. Isso reduziu o número de detidos para 45, com mais alguns lançamentos esperados nos últimos dias da administração.

Trump disse durante a campanha que ele não só quer manter Guantanamo aberto, mas “carregá-lo com alguns caras ruins.” No início deste mês, ele disse que não deveria haver novas libertações de homens que ele chamou de “pessoas extremamente perigosas”.2013 617775390-GITMO_MEDIA_ACCESS_8.jpg_20130602.jpg

Os EUA começaram a usar sua base militar na costa isolada do Sudeste de Cuba para prender prisioneiros capturados após o ataque de 11 de setembro de 2001 e no início da guerra no Afeganistão. No auge, a instituição detinha cerca de 680 detidos. Foi até 242 quando Obama assumiu o cargo em 2009, comprometendo-se para fechar o que se tornou uma fonte de críticas internacionais sobre o tratamento dos detidos, a maioria sem acusação.

O Congresso frustrou os esforços de Obama para fechar o centro de detenção com restrições às transferências, incluindo a exigência de um aviso de 30 dias, e a proibição de transferir detidos para os EUA por qualquer motivo, incluindo julgamento. A administração lançou um processo de revisão caso a caso para reduzir a população, transferindo 193 prisioneiros para 42 países para repatriação, reassentamento ou acusação.

Grupos de defesa dos direitos humanos e outros que pediram o fechamento do centro de detenção criticaram Obama por não ter agido com força suficiente para fechá-la no início do governo. Earnest culpou a política por não fechar o centro de detenção, que ele chamou de um desperdício de dinheiro e “ferramenta de recrutamento” para terroristas.

“Os membros do Congresso em ambos os partidos, francamente, jogaram com esta questão”, disse ele.