Cotidiano

Carteiras de identidade não retiradas serão destruídas no prazo de 90 dias

Prazo de 90 dias começará a ser contado a partir de 1º de janeiro

Curitiba –  Aproximadamente 22 mil pessoas que solicitaram a carteira de identidade nos postos de atendimento do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) não retiram o documento. Esse número corresponde a 4% do total dos documentos produzidos. Em média, 2 mil pessoas comparecem diariamente aos postos do Instituto de Identificação para dar início à emissão da carteira de identidade, somando aproximadamente 50 mil processos ao mês e 600 mil ao ano.

Por conta desses documentos que ficam parados, o Instituto de Identificação dará um prazo de 90 dias para os cidadãos retirarem o documento solicitado. Após esse período, a carteira de identidade será encaminhada para destruição. A expectativa da direção do IIPR é que a nova medida entre em funcionamento no início de 2016.

“Vale lembrar que apenas o próprio requerente, ou seu procurador devidamente constituído, pode retirar a carteira no posto de atendimento com apresentação do protocolo. Caso haja extravio do protocolo, o requerente deve apresentar um documento oficial com foto”, explica o diretor do Instituto de Identificação, Alcimar de Almeida Garrett.

Após expiração do prazo, se o requerente não retirar o documento no posto, ele será redirecionado à central do Instituto de Identificação em Curitiba e, depois de catalogado, será destruída por medida de segurança.

A medida também valerá para as 22 mil carteiras de identidade não retiradas até agora. O prazo de 90 para que sejam destruídas será contado a partir de 1º de janeiro.