Variedades

Carta do Tarot para março: arcano A Morte

Esse período total de 60 dias deve ser observado com atenção por ser, em potencial, um momento importante para todos nós

Carta do Tarot para março: arcano A Morte

Março chega na sintonia do arcano XIII, A Morte. Por isso, as previsões do Tarot para este mês indicam processo de limpeza e reestruturação geral, tanto no nível social e coletivo, como no pessoal, que se estende por outros 30 dias além de março.

Esse período total de 60 dias deve ser observado com atenção por ser, em potencial, um momento importante para todos nós. As situações que viveremos nesse tempo serão orientadas pela perda, desapego, ruptura com o passado, reformulação da vida e do modo de ser e estar.

O zerar tudo para que, mais a frente, possamos iniciar uma nova fase, libertos de condicionamentos do passado, que nos trará a possibilidade de reconstruirmos nossas vidas livres de amarras.

Em fevereiro, a mudança veio de fora para dentro nas situações transformadoras externas representadas pelo raio que atinge A Torre.

Agora, temos uma mudança interna representada pelo esqueleto, que sustenta o corpo, segurando a foice. O agente desencadeador da mudança, somos nós mesmos.

Repare que na imagem do arcano A Morte o esqueleto corta cabeças, pés e mãos que simbolicamente representam mudar a forma de ver o mundo (cabeças), mudar a direção que seguimos (pés) e a forma como agimos (mãos).

As previsões do tarot trazem uma carta dinâmica, que combina reflexão e tomada de consciência com ação imediata. A morte não se opõe à vida, elas se complementam, são faces da mesma moeda. Se não houvesse morte, nada se renovaria, e nós não estaríamos aqui. Portanto, por mais que o apego e o instinto de preservação possam tornar o processo de perda e mudança doloroso, ele é necessário para renovação. Sem morte não há vida.