Esportes

Carreira de Sharapova está a perigo após doping, diz presidente de federação russa

201605190749561071_RTS.jpgO presidente da Federação Russa de Tênis disse nesta quinta-feira que a tenista Maria Sharapova pode encerrar a carreira, dependendo da punição que receber no julgamento por doping. Segundo Shamil Tarpishchev, em entrevista a uma agência de notícias, a possibilidade de a russa ressurgir após um virtual afastamento é “duvidosa”. O dirigente comentou ainda que a situação de Sharapova “é ruim”.

Sharapova e doping

Aos 29 anos, Sharapova foi suspensa preventivamente pelo uso de meldonium, substância presente em remédio para cardíacos e que desde o começo deste ano consta na lista das proibidas pela Agência Mundial Antidoping, a Wada. A tenista russa testou positivo em janeiro, em exame feito durante o Aberto da Austrália.

Sharapova foi suspensa em 12 de março. Ela agora aguarda julgamento para saber qual será a punição definitiva. Especialistas em dopingo consideram provável uma suspensão de seis meses a um ano, mas se o tribunal considerar que houve intenção de levar vantagem atlética no uso da substância a pena poderá chegar a quatro anos.

A tenista alega que faz uso continuado do meldonium, desde 2006, por necessidade de saúde. Ela justifica a utilização do remédio devido a uma deficiência de magnésio no corpo e a um histórico familiar de diabetes.

O meldonium ajuda a aumentar o sangue no organismo, e por isso é usado no tratamento de isquemia e de problemas do coração. No caso de atletas saudáveis, melhora o desempenho porque amplia a oxigenação dos músculos. Como a droga é produzida na Letônia e distribuída em países dos Balcãs e da antiga União Soviética, é muito comum a presença da substância em atletas russos. Nos Estados Unidos, em parte da Europa e no Brasil o uso do medicamento não é permitido, por não ter sido testado suficientemente.

A Wada decidiu proibir o meldoniu em setembro de 2015, com a inclusão dele na lista de substãncias proibidas a partir do primeiro dia de 2016. Mas a própria Agência Mundial Antidoping admitiu em abril que cientistas não têm certeza sobre quanto tempo o meldonium permanece no organismo. Isso pode ajudar Sharapova no julgamento. Como a proibição é recente, e a russa testou positivo em janeiro, será difícil estabelecer com certeza se ela ingeriu a substância antes ou depois das novas regras antidopagem.201605190713340987_RTS.jpg