Cotidiano

Carne de ?rato? é a nova moda dos restaurantes na Rússia

hamburguer-ratao-do-banhado-20161118-011.jpg

RIO ? Encontrar um rato num restaurante pode ser uma experiência desagradável, mas não no Krasnodar Bistro, novo queridinho da capital russa, Moscou. Aberto recentemente, o estabelecimento oferece no cardápio cachorros-quentes, hambúrgueres e outros pratos elaborados com a carne do nutria, um roedor de grande porte, conhecido no Brasil como ratão do banhado ou ratão d?água.

? É um animal realmente limpo ? explicou o chef e dono do restaurante, Takhir Kholikberdiev, em entrevista ao jornal britânico ?Guardian?. ? Não apenas é um herbívoro, como ele lava a comida antes de comer. E a carne dele é muito rica em ômega 3.

Natural de regiões subtropicais da América do Sul, o nutria foi introduzido em outras partes do mundo, sendo considerado uma praga em vários países. Na Rússia, ele começou a ser criado na década de 1990 por famílias pobres que não podiam pagar por casacos de peles mais tradicionais, como raposa e visom. Como a espécie se multiplica rapidamente, ela se tornou uma substituta mais barata para aquecer as pessoas no frio inverno russo, e as carcaças começaram a servir de alimento.

? Todas as vilas na região de Krasnodar (que serviu de inspiração para o restaurante) tinham centenas de nutrias, e quando você ia visitar os seus avós, eles sempre cozinhavam um ? disse Kholikberdiev.

A carne do ratão d?água é descrita como algo entre a do peru e do porco. O chefe destaca outra característica do roedor: ele é fácil de ser cozido. Diferente da carne de outros animais, que resseca dependendo do tempo de cozimento, a do ratão se mantém sempre suculenta.

No cardápio, o destaque é um generoso hambúrguer bem temperado servido em pão macio, que custa 550 rublos, cerca de R$ 30. Desde que o Krasnodar Bistro foi aberto, a carne do nutria se espalhou para outros restaurantes de Moscou. Segundo Kholikberdiev, ainda não é possível encontrar a carne do animal nos mercados russos, mas ela pode ser facilmente encomendada nos açougues.

? Eu ofereço aqui e em outro dos meus restaurantes. Outros chefes começaram a usar também ? comentou Kholikberdiev.