Educação

Carnaval: Festa de cores e conhecimentos

Colégio resgata a tradição de comemorar a data com os alunos

O Carnaval não é apenas uma festa tradicional e engana-se quem pensa que ele ocorre apenas no Brasil. Trata-se de uma das mais belas e conhecidas manifestações culturais que ocorrem no mundo inteiro. Com origens em festas de comemoração pelas colheitas e divindades antigas, o carnaval se estabeleceu desde a Idade Média, como uma festa que antecede o período da quaresma, conhecido pelas restrições e por isso foi visto como uma festa da liberdade. Hoje no Brasil, o Carnaval representa uma parte importante da cultura local de vários estados e cidades, porém em alguns locais não existem comemorações. Isso ocorre devido a grande diversidade cultural e ao tamanho do nosso país.

Nos locais em que se destaca, a festa também ocorre de maneira distinta: no Rio de Janeiro, por exemplo, assim como em São Paulo, o período é marcado pelos desfiles de escolas de samba tradicionais, trata-se de um misto de festa popular, aliado ao luxo das fantasias e ao grande investimento dedicado a festa. Já em outros estados, como na Bahia e Pernambuco, são os blocos de rua e trios elétricos que comandam a folia. Mesmo nestes casos existem diferenças culturais, pois até mesmo os ritmos musicais diferem de um local para o outro, variando entre o samba, o axé e o frevo, por exemplo.

Riqueza cultural

Devido à tamanha riqueza cultural, não podemos deixar de tratar desta festa dentro do espaço da escola. Mesmo que vivamos numa região em que não exista atualmente a tradição de comemorar o Carnaval de forma popular. Em outras épocas aqui também o Carnaval já fez parte da vida das pessoas. Muitos dos pais que hoje tem seus pequenos na escola devem ter lindas recordações das festas que participaram quando crianças ou adolescentes.

Fantasias

Por isso o Colégio Santa Maria vem resgatando nos últimos anos a tradição de comemorar o Carnaval na escola. Mesmo em horário de aula, as crianças são convidadas a vestirem suas fantasias e participarem de brincadeiras, danças e atividades comuns à festa carnavalesca. Com suas máscaras e trajes coloridos, as turmas fizeram, este ano, uma comemoração encantadora na quadra do colégio. Alunos e professoras da educação e infantil e ensino fundamental, se divertiram muito depois de estudarem sobre a cultura e origem do carnaval.

Reunião de pais
No último dia 20 foi realizada uma reunião com os pais dos alunos do ensino fundamental 1. Neste momento foram tratados assunto de importância em relação ao início das atividades letivas. Principalmente aos pais que ainda não conhecem o colégio, foi apresentada a rotina que os alunos devem seguir para que tenham um melhor aproveitamento do espaço e dos horários na escola. Um dos temas abordados foi a mudança em relação ao material utilizado, pois este ano as apostilas não serão mais as mesmas e passam a ser adquiridas de forma diferenciada. 
Os pais tomaram ciência da importância da utilização de uniforme e calçados adequados, assim como do consumo de lanches saudáveis. As professoras também procuraram passar aos pais que o principal enfoque do seu trabalho é proporcionar às crianças um aprendizado pautado na afetividade e no direito de brincar.